Categorias

Posts recentes

Evento, que será realizado até quinta-feira, promove o debate de temas importantes da Física e a criação de networking de cientistas brasileiros e estrangeiros 

O Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física (SBF), o maior evento da Física no Brasil, teve início na tarde do domingo (21/05) em Ouro Preto, Minas Gerais, com 885 dos 915 inscritos. O restante dos participantes deve chegar ao longo da semana, quando até a quinta-feira (25/05), contará com 40 palestrantes internacionais de 15 países, exposição de pôsteres com trabalhos acadêmicos e eventos de networking da comunidade científica. “Eu acho que o evento está muito bom, superando as expectativas”, comemora o professor Luiz Gustavo Cançado, coordenador geral do evento e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O evento está ocorrendo no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

Segundo Luiz Gustavo, há grande presença de estudantes que estão participando de tutoriais, os quais tiveram início no domingo debatendo desde inteligência artificial e aprendizado de máquina aplicado à Física, até outros temas. Você pode conferir a programação completa no site no evento, que reúne cientistas das áreas de Matéria Condensada, Física Atômica e Molecular, Ótica e Fotônica, Física de Plasmas, Biofísica e Física Médica, Física Estatística e Física Computacional.

O público também está participando ativamente das plenárias, que começaram na segunda-feira (22/05) e vão até quinta-feira. Entre os participantes das plenárias estão cientistas como Ulrike Diebold, do Instituto de Física Aplicada de Viena, Áustria (TU Vienna), no dia 22; Nicola Marzari, presidente do Laboratório de Simulação de Materiais (Paul ScherrerInstitut), no dia 23; MauricioTerrones, Diretor do NSF-IUCRC Center for Atomically thin Multifunctional Coatings (The Pennsylvania State University), no dia 24; e Luiz Davidovich, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dia 25.

Na segunda, ocorreu a entrega do Prêmio Joaquim Costa Ribeiro de 2023, reconhecimento da SBF aos cientistas da área de Física da Matéria Condensada, que foi entregue ao professor da UFMG Ado Jorio de Vasconcelos.No ano passado, o vencedor do mesmo prêmio foi o professor Sérgio Machado Rezende, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ex-ministro da Ciência e Tecnologia (2005 a 2010). No entanto, devido às medidas de contenção necessárias para evitar a transmissão da Covid-19, a entrega do prêmio não pôde ser realizada. Agora, com o fim da emergência da pandemia, o prêmio será entregue a Rezende em cerimônia a ser realizada na quarta-feira (24/05).  

Os trabalhos científicos expostos por estudantes em pôsteres receberão premiações da SBF e também da Royal Society of Chemistry e do Institute of Physics (IOP). “Os estudantes vão receber livros e valores em dinheiro”, explica Luiz Gustavo. Serão realizadas mesas de discussão com os seguintes temas: “O Futuro da Pós-Graduação em Física no Brasil” (terça-feira, 23/05) e “A Pesquisa Científica e Inovação Tecnológica” (quarta-feira, 24/05).