Pela primeira vez na história da entidade, as cientistas estão em maior número no Conselho

A Sociedade Brasileira de Física (SBF) realizou na última segunda-feira (19/06) a eleição de sua nova diretoria, Conselho e Comissões de Área. Pela primeira vez na história da entidade, o número de mulheres no Conselho é maior que o de homens. Dos 12 cargos para o Conselho, sendo seis com mandato até 2027 e seis suplentes, com mandatos até 2025, 7 mulheres foram eleitas. 

Os titulares eleitos do Conselho são Katemari Diogo da Rosa (UFBA), Angela Burlamaqui Klautau (UFPA), Susana Souza Lalic (UFS), Vera Bohomoletz Henriques (USP), Marta Feijó Barroso (UFRJ) e André Ferrer Pinto Martins (UFRN). Entre os suplentes, foram eleitos Nadja Simão Magalhães (UNIFESP), Maria Beatriz de Leone Gay Ducati (UFRGS), Madras Viswanathan Gandhi Mohan (UFRN), Tobias Frederico (ITA), Hélio José de Andrade (Colégio Estadual Senador Onofre Quinan – GO) e Rubens Silva (UFPA). As atas com dados detalhados das eleições estão no site da SBF.

“Avalio que as eleições aconteceram de forma tranquila, como normalmente ocorre. A SBF tem mecanismos para garantir representatividade geográfica no Conselho e isso tem funcionado de maneira muito boa. As pessoas eleitas são representativas da comunidade de físicos (as) e, com certeza, vão contribuir bastante para as decisões tomadas pelo Conselho reflitam a visão da comunidade”, diz Rodrigo Capaz (LNNANO/CNPEM).

O cientista foi reconduzido ao cargo de presidente da entidade nestas eleições, após ser elevado ao posto após a saída de Débora Peres Menezes da entidade, a primeira mulher eleita presidenta da SBF, cargo que ocupou de 2021 a março de 2023. Débora deixou a entidade para ocupar o cargo de diretora de Avaliação de Resultados e Soluções Digitais (DASD) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Na diretoria, ainda foram eleitos como Vice- Presidente, Ado Jório de Vasconcelos (UFMG); Secretária Geral, Nadja Kolb Bernardes (UFPE); Secretário, Gustavo Martini Dalpian (USP); Tesoureira, Ana Maria Marques da Silva (USP); e Secretário de Ensino, Arnaldo de Moura Vaz (UFMG).

Equidade de Gênero – Sobre a maior participação das mulheres nas eleições, Capaz afirma que este foi um resultado excelente. “E mostra que a nossa comunidade está cada vez mais conscientizada sobre as questões de equidade de gênero. Note que, ao contrário da representatividade geográfica, não há nas eleições nenhum mecanismo para garantir a equidade de gênero, de modo que este é um resultado que ocorreu de forma espontânea, o que é ainda mais relevante se levarmos em conta que a maioria da comunidade da Física é do gênero masculino”, diz o presidente eleito.

 Segundo Capaz, a participação da mulher é crescente, mas ainda precisa aumentar para que haja equidade, principalmente nos cargos de maior visibilidade e importância na carreira científica. A SBF tem tentado contribuir neste esforço com várias ações, que vão desde a criação da Comissão de Relações de Gênero em 2003, que depois se tornou o Grupo de Trabalho sobre Questões de Gênero em 2015 e que, desde 2021, foi incorporado à Comissão JEDI (Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão). 

“Ao longo dos vários anos, inúmeras ações foram executadas por essas diversas instâncias, incluindo recomendações para que as reuniões científicas organizadas pela SBF mantenham um mínimo de 40% de participantes de grupos sub-representados em suas Comissões Organizadores e palestrantes convidados. Tivemos ainda, esta semana, o início do Programa de Mentorias para Mulheres em Física e Matemática, apoiado de forma conjunta pela SBF e SBM. Enfim, há uma preocupação e um esforço grande da SBF nesta direção que devemos valorizar, mas também buscar ampliar”, diz Capaz.

Comissões de Área – As eleições também escolheram os membros das Comissões de Área da SBF, cuja ata pode ser acessada AQUI. Abaixo, seguem os eleitos:

ATO: Física Atômica e Molecular
Daniel Felinto Pires Barbosa  (UFPE)
Luiz Gustavo Marcassa (IFSC – USP)
Roberto Rivelino de Melo Moreno (UFBA)

BIO: Física Biológica
Leonardo Gregory Brunnet  (UFRGS)
Amando Ito (FFCLRP/USP)
Marcelo Lobato Martins (UFV)

EST: Física Estatística e Computacional
Fernanda Selingardi Matias (UFAL)
Carlos Eduardo Fiore dos Santos (USP)
Fabio David Alves Aarão Reis (UFF)

FEM: Física na Empresa
Vilson Rosa de Almeida (ITA)
Adalberto Fazzio (ILUM/CNPEM)

FMA: Física Matemática
Maria Emília Xavier Guimarães (UFF)
João Carlos Alves Barata (USP)

FMC: Física da Matéria Condensada e de Materiais
Andrea Brito Latge (UFF)
Francisco Anacleto Barros Fidelis de Moura (UFAL)
Marco Cremona (PUC-RJ) 

MED: Física Médica
Simone Coutinho Cardoso (UFRJ)
Paulo Roberto Costa (USP)
Susana Souza Lalic (UFS)

NUC: Física Nuclear e de Aplicações 
Frederico Antonio Genezini (IPEN)
Leandro Romero Gasques (USP)
Magno Valério Trindade Machado (UFRGS)

OTI: Ótica e Fotônica
Anderson Monteiro Amaral (UFPE)
André de Lima Moura (UFAL)
Christiano José Santiago de Matos (Mackenzie) 

PEF: Pesquisa em Ensino de Física  
Glauco dos Santos F. da Silva (CEFET/Petrópolis) 
João Eduardo Ramos (UFPE)
Juliano Camillo (UNICAMP)

PLA: Física de Plasmas
Luiz Fernando Ziebell (UFRGS)
Gustavo Paganini Canal (USP)
Konstantin Georgiev Kostov (UNESP)

PTC: Física de Partículas e Campos
Farinaldo da Silva Queiroz (IIF/UFRN)
Raissa Fernandes Pessoa Mendes (UFF)
Rogério Rosenfeld (IFT-UNESP)