Duas pessoas de terno fazendo cabo de guerra. no lugar das cabeças, as duas opções de logomarca para o EFNNE.

O XXXVIII Encontro de Física do Norte e Nordeste (EFNNE), que será realizado em Aracaju, Sergipe, entre os dias 25 e 27 de novembro de 2024, tem mais uma grande novidade. A diretoria da Sociedade Brasileira de Física (SBF) decidiu criar uma logomarca exclusiva. O evento será realizado na Universidade Tiradentes (Av. Murilo Dantas, 300, Farolândia, Aracaju – SE) de forma presencial e conta com o apoio da Universidade Federal da Sergipe (UFS), da Universidade Tiradentes (UNIT) e do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

A nova logo é inspirada em elementos representativos das duas regiões: na curva dos rios da Amazônia, nos cactos e no calor do semiárido, nos traços do artesanato e das seringueiras e na xilogravura de J. Borges, grande mestre pernambucano que faleceu aos 88 anos no fim de julho. E os associados da SBF poderão escolher qual das duas logos representarão o encontro, um dos mais importantes da entidade.

Nadja Bernardes, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e secretária-geral da SBF, explica que a logo do evento era criada pelo comitê de organização a cada ano, surgindo então a necessidade de produzir uma marca que se mantivesse na memória das pessoas por mais tempo, assim como são as marcas do Encontro de Outono da SBF (EOSBF) e de Primavera (EPSBF).

“O EFNNE tem como foco as regiões Norte e Nordeste, mas é um encontro nacional com participação ampla da comunidade toda da SBF”, explica Nadja. A decisão da diretoria foi contratar a Sauê Studio, a empresa de design responsável pelos logos da EOSBF e EPSBF. O logo é colorido, com traços em azul esverdeado, representando rios e florestas, e traços amarelos, representando o sol da caatinga. “São cores vibrantes, transmitindo os encantos dessas regiões”, diz Nadja.

O público da SBF pode escolher entre o logo com linhas fechadas ou de linhas abertas. O resultado será divulgado no dia 22/8. O link para acesso à enquete será enviado por e-mail para todos associados.

(Colaborou Roger Marzochi)