Esses são os destaques da primeira edição de 2019 da revista A Física na Escola, com 14 artigos sobre propostas didáticas e textos de divulgação científica para professores do Ensino Médio. Em comemoração aos 100 anos do Eclipse de Sobral, a equipe de Mikiya Muramatsu, da USP, ensina como produzir e apresentar em sala de aula arranjos experimentais simulando eclipses lunares e solares, assim como uma demonstração do desvio da luz das estrelas pela gravitação do Sol, fenômeno previsto pela teoria da relatividade de geral de Einstein e confirmado pela primeira vez no eclipse solar total de 1919, observado em Sobral, Ceará.
Em outro artigo, Felipe Rodrigues da Silva e Carlos Alberto dos Santos, pesquisadores do Rio Grande do Norte, apresentam discussões e sugestões sobre como abordar uma série de tópicos de bioquímica e termodinâmica por meio do cozimento e da fritura de ovos, no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo relatos de alunos. A edição conta ainda com a construção da cosmogonia dos egípcios antigos em uma caixa de sapatos, discussões em sala de aula sobre fake news científicas, o caso especial do efeito Doppler sem movimento relativo entre fonte e observador, a medição de níveis sonoros com aplicativos gratuitos, uma proposta para o ensino das leis de Kirchhoff para estudantes com deficiência visual e muito mais.