Warning: Undefined array key "options" in /home/sbf/public_html/sbf/wp-content/plugins/elementor-pro/modules/theme-builder/widgets/site-logo.php on line 93
Wenderson Rodrigues discursando, ao lado do presidente do CNPq, Ricardo Galvão, e do seu orientador, Joaquim Mendes. (Fonte: www2.dti.ufv.br)

O estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Wenderson Rodrigues Fialho da Silva foi agraciado com o 1º lugar na categoria Mestre e Doutor do 30º Prêmio Jovem Cientista, concedido pelo CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, segundo o site da UFV.

De acordo com a publicação, a cerimônia de premiação ocorreu no dia 12 de fevereiro, em Brasília, e foi presidida pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos. Wenderson e seu orientador, o professor Joaquim Bonfim Santos Mendes, receberam o prêmio das mãos do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ricardo Galvão.

Nesta 30ª edição, a premiação teve como  tema Conectividade e Inclusão Digital, incentivando jovens pesquisadores a buscarem soluções para desafios em várias áreas do conhecimento. Em seu trabalho premiado, o pesquisador Wenderson Rodrigues desenvolveu instrumentos científicos que levaram à produção de sensores e equipamentos de baixo custo, voltados para a saúde pública, segurança alimentar e monitoramento climático. Entre os projetos, um sensor para o rápido diagnóstico da covid-19 e um aparelho para realizar a detecção do coronavírus.

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com o apoio de mídia da Editora Globo e o Canal Futura e o patrocínio da Shell, informa o site do prêmio. “Há mais de 40 anos, o Prêmio Jovem Cientista revela talentos, impulsiona a pesquisa no país e investe em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade brasileira”, informa o site.

De acordo com o site do prêmio, foram reconhecidos ainda na Categoria Mestre e Doutor Annelys Machado Schetinger, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Gabriel Alves Vasiljevic Mendes, Instituto Santos Dumont (ISD). Veja no site do Jovem Cientista os escolhidos em outras categorias.

(SBF com informações da UFV e Prêmio Jovem Cientista)