A Presidente da SBF, Profª Débora Peres Menezes, dia 24/09, conduziu reunião virtual que identificou a importância da Diretoria da SBF atuar com agilidade diante de legislações e iniciativas políticas que ameaçam o direito de acesso à Ciência através da educação formal. 

Estavam presentes cinco membros do Conselho (entre efetivos e suplentes), a Profª Vera Bohomoletz Henriques e o Prof. Maurício Pietrocola (do GT Formação de Professores), a Profª Katemari Rosa (da Diretoria), cinco representantes da Comissão para Assuntos de Ensino e quatro membros da CAPEF (Comissão de Área de Pesquisa em Ensino). 

Todas essas pessoas atuam em Ensino-Educação e temem os efeitos da nova lei do ensino médio e da Reforma da Licenciatura. O Plano Nacional do Livro Didático do MEC, por exemplo, não tem hoje livros de Física de Ensino Médio – só livros de Ciências. Logo, as licenciaturas em Física podem acabar e dar lugar a licenciaturas em Ciências da Natureza, com pouca carga horária de Física. Até a formação em serviço e o MNPEF podem perder relevância. 

Diante dos desafios colocados pelas atuais políticas em educação, a presidente sugeriu a criação de uma Assessoria em Educação para a Diretoria da SBF. Ela foi então composta por representantes de cada instância ali presente (Conselho, Secretaria de Ensino, CAPEF e GT Formação de Professores). Por ser membro da Diretoria, a Secretária de Ensino vai coordenar os trabalhos. Inicialmente, as funções dessa assessoria são:  (1) diferenciar as atribuições e objetivos de três instâncias da SBF: Secretaria para Assuntos de Ensino, CAPEF e GT Formação; (2) construir ações articuladas entre essas três instâncias além de possíveis colaborações com o Fórum Nacional de Coordenadores de Licenciaturas e (3) assessorar, de forma unificada, a diretoria da SBF em questões relacionadas à políticas que envolvem a educação em Ciências no Brasil, particularmente quando ela envolve a Física. 

Secretaria para Assuntos de Ensino e CAPEF