Categorias

Posts recentes

Desde sua criação, em janeiro deste ano, o Fórum Nacional de Coordenadores das Licenciaturas em Física tem buscado reunir de forma virtual os coordenadores dos cursos do Brasil para troca de experiências, alinhamento de ideias e discussão de temas de interesse.

O Fórum conta com o apoio da SBF e busca avançar na criação dos Fóruns estaduais e definição de mecanismos para atualização de dados referentes aos cursos de Licenciaturas em Física, coordenadores e projetos pedagógicos de curso. Entre os desafios enfrentados está a dificuldade de conciliar as atividades do fórum com as atividades acadêmicas e administrativas acumuladas pela função de coordenador.

Na reunião de março estiveram presentes 88 participantes entre coordenadores de curso das Licenciaturas em Física e membros de NDEs e Colegiados de 17 estados do Brasil. 

A professora Neusa Massoni apresentou uma interpretação para a Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019, realizada por um grupo de trabalho da Coorlicen da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). George Kouzo Shinomiya e Maria Jaqueline Vasconcelos apresentaram como a UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz – Bahia) reestruturou a Licenciatura em Física de acordo com a resolução de 2019.

Muitas discussões foram feitas conforme pode ser observado na ata da reunião. Entre elas estão: compartilhamento de experiências sobre os estágios supervisionados, sobre a estrutura dos Projetos Pedagógicos de Curso, desenvolvimento das práticas como componente curricular, presença de disciplinas nos cursos para habilitação para o Ensino Fundamental (anos finais), mecanismos de integração com as escolas para realização de Estágios, PIBID e Residência Pedagógica.

Na reunião foram apresentados os 9 estados, que já têm os fóruns estaduais constituídos e os coordenadores que irão representar estes estados na coordenação efetiva do Fórum. São eles: Ceará (Afrânio de Araújo Coelho da UFC), Goiás (Ivo de Almeida Marques da UFG), Maranhão (Edson Firmino Viana de Carvalho da UFMA), Mato Grosso do Sul (Adriano Santos da UEMS), Minas Gerais (Iraziet da Cunha Charret da UFLA), Pará (Angela Costa Santa Brígida da UFPA), Paraíba (Ana Paula Bispo da UEPB – Campus I – Campina Grande), Rio Grande do Sul (Jucelino Cortez da UPF) e Santa Catarina (Marinês Domingues Cordeiro da UFSC).

Pedimos aos associados da SBF que colaborem no processo de instituição dos fóruns estaduais e definição de seus representantes para a coordenação do Fórum Nacional.

No link https://www.notion.so/Lista-de-contatos-Coordenadores-as-de-Cursos-de-Licenciatura-em-F-sica-em-institui-es-brasileira-37f391d697e5446ca27d4b95c0dbb19e é possível conferir se consta o nome dos coordenadores de Licenciaturas em Física com os quais têm contato.

Caso não encontre os dados do coordenador que conhecem, podem informá-los no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdxNVqAU1xPutIqwk-t38zDFhkKSX5CtZgFLcxz1qGvO6ymxg/viewform

Ainda temos por objetivo contatar os coordenadores dos cursos de Licenciatura em Física de instituições públicas ou privadas de todo o país para participarem das reuniões mensais.

A próxima reunião acontecerá às 16 horas do dia 27/04/2021 com a seguinte pauta: 1) Apresentação sobre curricularização da extensão por Gustavo Engler (UFRGS) e Marinês Domingues Cordeiro (UFSC). 2) Elaboração de nota para o CONSED, UNDIME e Secretarias Estaduais. 3) Formulário para trocas de experiências entre os coordenadores. 4) Assuntos gerais.

A primeira pauta surgiu a partir do questionamento apresentado por Edson Firmino Viana de Carvalho (UFMA) sobre a implementação da curricularização da extensão pelas instituições. O formulário (pauta 3) foi proposto a partir da ideia da coordenadora Denise Fernandes de Mello (Unesp – Bauru) que sugeriu que criássemos um mecanismo para troca de experiências entre os coordenadores.

O link da reunião será enviado para o e-mail dos coordenadores que dispusermos de contato.

Contamos com a colaboração de todos(as)!

Atenciosamente,

Profa. Angelisa Benetti Clebsch (IFC – Instituto Federal Catarinense)
Coordenação (pró-tempore) do Fórum Nacional de Coordenadores das Licenciaturas em Física

Profa. Héstia Raissa Batista Reis Lima (IFS – Instituto Federal de Sergipe)
Vice-coordenação (pró-tempore) do Fórum Nacional de Coordenadores das Licenciaturas em Física