Da esquerda para a direita: Marlene Lins, Rafaela Ximenes e Mara Fernanda Parisoto.

As integrantes do projeto “Plano de Pesquisas no Setor Aeroespacial”, da Universidade Federal do Paraná – Setor Palotina (UFPR-Palotina), receberam o Prêmio Capes Futuras Cientistas, , que incentiva a participação feminina nas ciências exatas. A cerimônia de premiação ocorreu no último dia 13 de novembro.

A premiação é voltada para professoras de escolas, de universidades e de alunas de escolas de todo o Brasil, que trabalham em projetos que incentivam meninas a ingressarem nas áreas conhecidas como “STEM” – Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. O projeto “Plano de Pesquisas no Setor Aeroespacial” já teve três edições e será novamente ofertado em 2025, no Setor Palotina.

A professora Mara Fernanda Parisoto, do Departamento de Engenharias e Exatas do Setor Palotina da UFPR, foi contemplada junto com a professora Marlene Lins e a aluna Rafaela Ximenes, que atualmente faz o curso de Engenharia Elétrica na UFPR. As três trabalharam em conjunto no projeto.

“As atividades desenvolvidas foram projetar, construir e testar minifoguetes com a finalidade de competição e para reflorestamento, construindo robôs para favorecer o lançamento dos minifoguetes e aprendendo a programar os robôs construídos, além de construírem uma estação meteorológica”, informa comunicado da UFPR.

Mara Fernanda conta que ficou contente ao ser agraciada com o prêmio, que têm muita relevância para estimular as meninas nas ciências. “Estar divulgando esses trabalhos, essas pesquisadoras, é mostrar para as demais meninas que elas também podem estar ocupando esses lugares”, afirma.

(Com informações da UFPR e SBF)