Subssolo do ICC Centro foi seriamente afetado pelas chuvas no Carnaval que causaram prejuízos materiais e riscos aos pesquisadores

O Instituto Central de Ciências (ICC) Centro foi o mais afetado, causando graves prejuízos materiais e riscos aos pesquisadores

No dia 9 de fevereiro de 2024, uma forte chuva atingiu o Distrito Federal, causando danos significativos no campus Darcy Ribeiro da UnB, especialmente no ICC Centro. Em apenas 12 horas, choveu o equivalente ao previsto para todo o mês, resultando em danos à infraestrutura física, tecnológica e de pesquisa do Instituto de Física (IF), afetando a vida e a segurança de mais de 7.000 membros da comunidade acadêmica. A administração do IF e as equipes de emergência tomaram medidas imediatas para conter os danos e avaliar os impactos. Professores, funcionários e estudantes uniram esforços para mitigar os efeitos adversos, preservando equipamentos e coordenando operações emergenciais.

Após o evento, os dirigentes do IF e a administração da UnB se uniram para superar os danos de forma estratégica, priorizando a vida, a segurança e o patrimônio. Foram realizadas análises dos impactos para tomar medidas emergenciais e estruturar soluções coordenadas. O IF busca adquirir um prédio próprio, inicial e prioritariamente tentando assumir o prédio da Universidade dos Correios (o que implicaria em uma solução imediata) e, se não for possível, negociando a construção de um prédio próprio no campus, com previsão de conclusão até 2031. O Instituto Central de Ciências (ICC) Centro é considerado inadequado para atividades de pesquisa científica devido à sua condição precária e perigosa.

No ICC Centro, o IF/UnB realiza suas atividades administrativas, parte de suas atividades acadêmicas e abriga 22 laboratórios de pesquisa. Essas instalações abrangem grande área e envolvem centenas de pesquisadores, equipamentos de alta tecnologia e, anualmente, forma centenas de estudantes e desenvolve artigos científicos de impacto. Esses espaços foram severamente danificados pela chuva, sofrendo destruição, alagamento, danos elétricos, perda de materiais e interrupção das operações. Os danos também representam riscos para a saúde, integridade física e patrimônio devido à natureza das atividades realizadas.

A fragilidade dos protocolos de segurança nos laboratórios do ICC Centro, que deveriam observar padrões internacionais, é agravada pela precariedade da infraestrutura. Falta de extintores, saídas de emergência e outros dispositivos aumentam os riscos. O orçamento anual do IF/UnB e o investimento público em educação têm sido reduzidos ao longo dos anos, dificultando a manutenção preventiva e a modernização das instalações. Essa situação é única entre unidades acadêmicas da UnB e requer uma abordagem coordenada para uma solução definitiva.

Foram tomadas diversas providências, além da mobilização dos órgãos internos da UnB, como tratativas com órgãos do MEC, representantes das sociedades científicas e parlamentares, buscando uma ampla frente de apoio para revitalizar o parque de pesquisa, priorizar obras emergenciais, recompor o orçamento do IF/UnB e planejar a mudança definitiva para instalações próprias, garantindo segurança e qualidade de pesquisas.

Todas essas ações seguem princípios de transparência, coordenação, motivação, legalidade e finalidade dos procedimentos públicos e convocam ciência e apoio, além da própria UnB, de lideranças políticas, instituições congêneres, Ministério da Educação e sociedades científicas, como é o caso da Sociedade Brasileira de Física (SBF), a quem agradecemos a pronta-manifestação de solidariedade e também a quem recorremos a propósito de ampla divulgação do caso, acompanhamento continuado e mediação das tratativas que se seguirão nos próximos dias.

A SBF manifesta solidariedade ao Instituto de Física da UnB, na pessoa do seu Diretor, Prof. Olavo Filho, e convoca a administração da universidade, a comunidade de físicos e físicas do Brasil, assim como as agências de fomento, a atuarem de forma emergencial e solidária para mitigar os impactos dessa tragédia o mais rápido possível.

(Direção do IF/UnB/SBF)