Medalhistas brasileiros da IObF 2019, da esquerda para direita: Pedro Costa, Davi Maciel, Vinícios Névoa e Vinícius Ferreira. Crédito: José Joaquín Lunazzi

Todos os estudantes da delegação brasileira ganharam medalhas de ouro, conquistando as três primeiras e a sétima colocação geral da  XXIV Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF). A competição  aconteceu em El Salvador, entre os dias 6 e 13 de setembro. Alunos de ensino médio de Espanha, Portugal e 19 países da América Latina disputaram provas teóricas e experimentais. 

Os quatro estudantes da delegação brasileira, coordenada pelos professores José Joaquín Lunazzi e Ricardo Andreas Sauerwein, obtiveram a seguinte colocação:

1º lugar – Vinicius de Alcântara Névoa, do Colégio Arena, Goiânia-GO
2º lugar – Davi Maciel Dias, Colégio Ari de Sá Cavalcante, Fortaleza-CE
3º lugar – Vinícius Ferreira Rodrigues,  Colégio Master, Fortaleza, CE
7º lugar – Pedro Henrique Figueiredo Backes Costa, Colégio Integrado Objetivo, São Paulo-SP

O ouro conquistado por todos os estudantes brasileiros na competição, evidencia que o ensino brasileiro, quando feito com qualidade, pode levar a excelentes resultados. Vale destacar que o estudante Vinícius de Alcântara Névoa, do Colégio Arena-GO, obteve a melhor colocação da competição na categoria Prova Teórica e na classificação geral, sendo portanto o estudante com melhor desempenho na competição.

A delegação brasileira foi acompanhada pelo Prof. Dr Mário César Soares, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que participou como observador. Em 2020, a XXV OIbF será realizada em João Pessoa-PB, com apoio do Governo Estadual e da UEPB.

Ano passado, na XXIII OIbF, realizada em Porto Rico, a equipe brasileira também venceu a competição, conquistando três medalhas de ouro e uma menção honrosa.

Saiba mais na página da XXIV Olimpíada Iberoamericana de Física