No dia 11 de maio de 2018, às 14h, foi realizada a segunda edição da Olimpíada Latino-americana Universitária de Física (OLUF2018).
A Olimpíada contou com a participação de 197 estudantes de 45 universidades e ocorreu simultaneamente em 10 países (Argentina, Belize, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, México e Venezuela). No Brasil foram 18 universidades com 106 participantes (201 inscritos), onde obtivemos 3 medalhas de ouro, 7 medalhas de prata, 10 medalhas de bronze e 2 menções honrosas.
O limite máximo possível de conquistas era de 5 medalhas de ouro, 15 de prata, 22 de bronze e 8 menções honrosas. O Brasil conquistou, portanto, 22 premiações dentre as 50 possíveis.
Um dos destaques foi o estudante Leonardo Almeida Lessa, do Instituto de Física da USP, que pela segunda vez obteve maior pontuação entre todos os participantes.
A OLUF é organizada pela Sociedade Cubana de Física e pela Faculdade de Física da Universidade de Havana em Cuba com apoio de UNESCO, CLAF, FEIASOFI, ICTP-SAIFR e da Academia de Ciência de Cuba.
No Brasil a atividade foi coordenada pelos professores Leandro Cristante Oliveira do IBILCE-UNESP, José Joaquin Lunazzi do IFGW-UNICAMP e Munemasa Machida da SBF, em conjunto com professores representantes das 19 universidades.
Para mais informações, clique aqui.