Ajude a SBF a organizar um debate nacional sobre o tema!
As Licenciaturas em Física deverão ser alteradas para adequação à Base Nacional Curricular Comum, segundo resolução do MEC de dezembro de 2019. Há mudanças importantes que poderão impactar o currículo das Licenciaturas de forma significativa. Com a ideia de colaborar no desenvolvimento conjunto de propostas para essas mudanças, a SBF criou o Grupo de Trabalho Formação de Professores. Estamos propondo uma conversa com os coordenadores de Licenciaturas de Física no país, para meados de novembro.
Você, leitora e leitor, pode nos ajudar, se estiver vinculada(o) a instituição pública de Ensino, indicando o contato do(a) Coordenador(a) do Curso de Licenciatura em Física de sua instituição, para organizarmos esse debate.
Neste link você pode conferir se o curso de sua Instituição já se encontra listado e, em caso negativo, fornecer, em poucos campos de resposta, o contato da coordenação:
Contamos com seu apoio!
Detalhamento
Conforme deliberação do Conselho da SBF em dezembro de 2019, foi constituído um grupo de trabalho para discutir e diagnosticar a formação inicial de professores de Física no país (GT – Formação de Professores). O GT é atualmente composto pelos professores Anderson Gomes (UFPE), David Viana (UNB, UFBA), Ives Araujo (UFRGS), Luis Carlos Crispino (UFPA), Marina Nielsen (USP), Maurício Pietrocola (USP) e Vera Bohomoletz Henriques (USP).
Como pauta prioritária está a avaliação dos impactos da Resolução CNE/CP No 2, de 20 de dezembro de 2019 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).
Em 2018 o Conselho da SBF emitiu nota solicitando a reformulação da BNCC do Ensino Médio em carta enviada ao Conselho Nacional de Educação (CNE), destacando o quanto sua implementação pode ter graves consequências por possibilitar a conclusão do Ensino Médio sem conteúdo algum das Ciências da Natureza; e que a própria disciplina de Física deixe de ser obrigatória, sendo oferecida apenas se as redes de ensino tiverem condições de oferecê-la. Cerca de quatro meses depois, a SBF reafirmou sua posição sobre a BNCC do Ensino Médio em nova nota publicada no Boletim.
A referida Resolução busca fomentar alterações nos cursos de licenciatura no país para atender a BNCC e dependendo da forma como esta ação seja realizada pode implicar em retrocessos críticos para a formação docente. Neste momento, é vital ouvir a coordenação dos cursos para dimensionar como este processo está sendo pensado em cada instituição e auxiliar a SBF no planejamento de ações que busquem a defesa das Ciências da Natureza como essenciais à sociedade e que isto não pode ser feito sem uma formação docente adequada.