A BNCC e as Licenciaturas em Física 

Ajude a SBF a organizar um debate nacional sobre o tema!

As Licenciaturas em Física deverão ser alteradas para adequação à Base Nacional Curricular Comum, segundo resolução do MEC de dezembro de 2019. Há mudanças importantes que poderão impactar o currículo das Licenciaturas de forma significativa. Com a ideia de colaborar no desenvolvimento conjunto de propostas para essas mudanças, a SBF criou o Grupo de Trabalho Formação de Professores. Estamos propondo uma conversa com os coordenadores de Licenciaturas de Física no país, para meados de novembro.

Você, leitora e leitor, pode nos ajudar, se estiver vinculada(o) a instituição pública de Ensino, indicando o contato do(a) Coordenador(a) do Curso de Licenciatura em Física de sua instituição, para organizarmos esse debate.  

Neste link você pode conferir se o curso de sua Instituição já se encontra listado e, em caso negativo, fornecer, em poucos campos de resposta, o contato da coordenação:

Lista de contatos – Coordenadores(as) de Cursos de Licenciatura em Física em instituições públicas brasileiras (clique aqui).

Contamos com seu apoio!

Detalhamento

Conforme deliberação do Conselho da SBF em dezembro de 2019, foi constituído um grupo de trabalho para discutir e diagnosticar a formação inicial de professores de Física no país (GT – Formação de Professores). O GT é atualmente composto pelos professores Anderson Gomes (UFPE), David Viana (UNB, UFBA), Ives Araujo (UFRGS), Luis Carlos Crispino (UFPA), Marina Nielsen (USP), Maurício Pietrocola (USP) e Vera Bohomoletz Henriques (USP).

Como pauta prioritária está a avaliação dos impactos da Resolução CNE/CP No 2, de 20 de dezembro de 2019 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

Em 2018 o Conselho da SBF emitiu nota solicitando a reformulação da BNCC do Ensino Médio em carta enviada ao Conselho Nacional de Educação (CNE), destacando o quanto sua implementação pode ter graves consequências por possibilitar a conclusão do Ensino Médio sem conteúdo algum das Ciências da Natureza; e que a própria disciplina de Física deixe de ser obrigatória, sendo oferecida apenas se as redes de ensino tiverem condições de oferecê-la. Cerca de quatro meses depois, a SBF reafirmou sua posição sobre a BNCC do Ensino Médio em nova nota publicada no Boletim.

A referida Resolução busca fomentar alterações nos cursos de licenciatura no país para atender a BNCC e dependendo da forma como esta ação seja realizada pode implicar em retrocessos críticos para a formação docente. Neste momento, é vital ouvir a coordenação dos cursos para dimensionar como este processo está sendo pensado em cada instituição e auxiliar a SBF no planejamento de ações que busquem a defesa das Ciências da Natureza como essenciais à sociedade e que isto não pode ser feito sem uma formação docente adequada.