A física, professora Belita Koiller, uma senhora de cabelos loiros escuros, curtos, usando um casaquinho cinza e uma scarf colorida de um tecido fino, sobre os ombros.
Crédito: Arquivo pessoal

A Professora Belita Koiller recebeu homenagem durante a reunião do Conselho da SBF que ocorreu no dia 12/12, por ocasião de seu aniversário de 70 anos. Também foi realizado um workshop na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), cujo tema foi “Electronic Structure of Materials” no dia 6/12 para homenageá-la.

Belita Koiller já recebeu diversas honrarias e possui muitos títulos. Atualmente é professora titular do Instituto de Física da UFRJ, é conselheira da SBF e já foi ex-presidente da entidade. Em 1982 recebeu a Guggenheim fellowship. No ano de 2005 recebeu a premiação International Award for Women in Science pela UNESCO e a LOreal. Ela foi a primeira mulher eleita como membro titular na área de Ciências Físicas em 1995 quando entrou na Academia Brasileira de Ciências. Em 2010 recebeu do governo a condecoração da Grã Cruz do Mérito Científico. Neste ano de 2019 foi eleita como membro titular da Academia de Ciências da América Latina.

Por Joice Santos
Bolsista Mídia Ciência – FAPESP

Processo 2019/02744-3