Fato inédito na universidade, grupo de quatro pessoas mais suplente era composto por grandes mulheres cientista

Camilla Oliveira e Alessandra de Souza Barbosa

No dia 29 de fevereiro aconteceu a banca de Progressão para Titular da Professora Lucimara Stolz Roman, da Universidade Federal do Paraná. Com um feito inédito, a banca, que é composta por quatro pessoas, mais uma suplente, foi composta unicamente de professoras titulares, MULHERES. Sim, cinco grandes cientistas mulheres da física brasileira, todas professoras titulares nas suas instituições, avaliaram a carreira da professora Lucimara, nos quesitos de ensino, pesquisa, extensão e administração.

A banca era composta pelas professoras Dra Alice Marlene Grimm, do Departamento de Física da UFPR, presidente da banca, que foi a primeira professora mulher e, também, a primeira mulher a se tornar professora titular do nosso departamento. Professora Dra. Monica Alonso Cotta, do Instituto de Física Física Instituto de Física Gleb Wataghin Uiversidade Estadual de Campinas e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Materiais (SBPMat), a Professora Dra Andrea Brito Latge, do Departamento de Física da Universidade Federal Fluminense, que é membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Física, a Professora Dra. Debora Peres Menezes, do Departamento de Física da Universidade Federal de Santa Catarina e ex-presidente da SBF, e a  Professora Dra. Marcia Muller, do Departamento Acadêmico de Física Universidade Tecnológica Federal do Paraná, como suplente. 

De acordo com a Professora Camilla Oliveira, suplente de chefe do DFIS/UFPR, que conduziu o processo, “foi uma realização incrível ter a chance de construir essa banca somente com mulheres. Mas esse feito também nos leva a refletir sobre a quantidade de mulheres que alcançam o topo da carreira, chegando à posição de professora titular. Esse número, ainda pequeno, pode ser um fator dificultador para a repetição desse feito em algumas áreas dentro da física.”

A professora Lucimara fez graduação e mestrado na UFPR, doutorado na Física Aplicada da Universidade de Linköping/Suécia e se tornou professora na UFPR em 2002. Ela é mãe de três crianças.