Aconteceu entre 21 e 25 o Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física, EOSBF 2021. Devido ao cenário de pandemia de COVID-19, o evento foi realizado pela segunda vez no formato remoto. Apesar disso, o encontro contou com uma participação significativa da comunidade, que aproveitou o ambiente virtual para interagir da melhor maneira possível e discutir seus resultados científicos mais recentes. Do total de 1355 inscritos, 46% foram estudantes de graduação, que se beneficiaram da isenção da taxa de inscrição.

Este ano, o encontro apresentou 6 plenaristas: Prof. Marcelo Knobel (Unicamp), Profa. Vidya Madhavan (Universidade de Illinois Urbana-Champaign), Prof. Alberto Bravin (European Synchrotron Research Facility), Profa. Yvonne Mascarenhas (USP São Carlos), que recebeu o prêmio Joaquim da Costa Ribeiro, Prof. Immanuel Bloch (Instituto Max Planck de Óptica Quântica) e Prof. Allan MacDonald (Universidade do Texas em Austin), que podem ser vistos na página do evento.

Além disso, os participantes tiveram acesso a 70 sessões orais paralelas e 33 sessões de pôster, além dos tutoriais no último dia do evento. Destacaram-se ainda as mesas redondas sobre física na empresa, protagonismo negro na física e desafios para uma ciência mais diversa e inclusiva. O prêmio de melhor pôster foi concedido para Thamiris Cescon dos Santos (LNNano-CNPEM). Outros 7 pôsteres receberam menção honrosa.

O comitê organizador e a SBF agradecem a todos que contribuíram para a realização deste importante evento.