Categorias

Posts recentes

Dois alunos do MNPEF (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física), pertencentes ao Polo 42 UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) campus Sorocaba, apresentaram trabalho no IX Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa. “É a primeira vez que nossos alunos participam de um evento de natureza internacional.”, destacou Fernanda Keila Marinho da Silva, coordenadora do MNPEF 42. O Encontro aconteceu na UFSCar Sorocaba.

Para a coordenadora, essas participações são importantes porque divulgam o que é produzido pelos mestrandos e suas potencialidades. Os licenciados em questão são Alex Amilton Costa Retamero e Jean Alves Silveira.

O trabalho apresentado por Retamero foi produzido com os professores Airton Natanael Coelho Dias e Maria José Fontana Gebara, e é intitulado “Física e Geociências: Uma Proposta Interdisciplinar para o Ensino de ondulatória”. A pesquisa em questão une saberes como a física e a geociência para estimular e ensinar alunos em sala de aula voltada especificamente para física ondulatória, para esse trabalho foi utilizada a teoria da aprendizagem significativa. De acordo com a professora Fernanda, “Trata-se de uma teoria de aprendizagem pensada por David Ausubel. Sendo uma teoria, ela apresenta-se como uma referência importante para que, como professores e professoras, reflitamos sobre a forma com que nossos estudantes aprendem.”

Já Silveira, apresentou trabalho realizado com os professores Fernanda Keila Marinho da Silva e Tersio Guilherme de Souza Cruz, cujo título é “Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o Ensino de Ondas Mecânicas e Eletromagnéticas: um Relato de Experiência”.  A partir de vivências em sala de aula sobre o ensino de ondas mecânicas e eletromagnéticas, utilizando a teoria da aprendizagem significativa, os pesquisadores ultrapassaram a barreira didática e levaram para os estudantes de maneira unificada esses conceitos da física. Conforme o currículo escolar do Estado de São Paulo, os alunos aprendem cada tópico em um ano diferente do ensino médio.  Com isso, pode-se apontar possíveis mudanças na dinâmica de ensino e obtiveram um resultado positivo dessa experiência.

O encontro foi realizado entre os dias 2 a 6 de setembro de 2019 organizado pelas professoras Fernanda Keila Marinho da Silva e Maria José Gebara, juntamente com a equipe da comissão organizadora e científica.

O MNPEF é uma atividade da SBF em nível nacional profissionalizante. Professores atuantes do nível fundamental e médio são o público alvo do curso que visa oferecer reflexão e ferramentas didáticas para serem aplicadas em sala de aula. O mestrado profissionalizante existe desde 2013 e atualmente são 63 polos em todo país contendo num total de 1681 alunos.

Por Joice Santos
Bolsista Mídia Ciência – FAPESP
Processo 2019/02744-3