Categorias

Posts recentes

O CERN tem um prestigioso programa para estudantes de verão que permite a alunos em final de graduação desenvolver, durante 8 semanas projetos ligados às atividades de pesquisa em desenvolvimento no laboratório.

Neste ano a Sociedade Brasileira de Física e a Rede Nacional de Física de Altas Energias viabilizaram a participação de três estudantes brasileiros neste programa. Giovanna Rezende, aluna do curso de Engenharia Nuclear da UFRJ, e que desenvolve atividade de iniciação científica no Laboratório de Física de Partículas Elementares do Instituto de Física – LAPE/UFRJ, foi uma das escolhidas. Durante sua estadia em Genebra ela desenvolveu um dos componentes do sistema de segurança do detetor LHCb, a construção do Sistema de Alarme para o detetor de vértice desta colaboração usando o software de controle do experimento WinCC e participou do reinício de atividades do acelerador LHC após um período de reforma que durou 3 anos.

A colaboração LHCb outorga prêmios para os alunos de verão que deram as contribuições de maior relevância. Em reunião plenária da colaboração em 30/8 Chris Parks, “Spokesperson” da colaboração, anunciou três agraciados com este prêmio em 2022, Giovanna Rezende foi uma delas.

Parabéns Giovanna!!!