Por Alaor Chaves
O debate sobre a matriz energética brasileira está na ordem do dia, com as constantes ameaças de falta de eletricidade, falhas na rede e discussões sobre a necessidade ou não de construir novas usinas hidrelétricas, privatizar ou não empresas de energia e partir ou não para soluções como energia nuclear ou termelétrica. Mas não se faz um diálogo produtivo sem informações.
Um novo artigo publicado em seu blog pessoal pelo prof. Alaor Chaves, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), apresenta com riqueza de dados o quadro atual da matriz energética nacional e parte para uma discussão sobre a necessidade ou não da privatização da Eletrobras, iniciativa proposta pelo atual governo.
Chaves entende que, a despeito de seu déficit e baixo valor de mercado, a companhia não deve ser privatizada e que é possível saneá-la e torná-la lucrativa. Não se trata de problema econômico, mas sim político, que se resolve com gestão profissional, sem loteamento de cargos.
ATENÇÃO: As opiniões expressas no artigo são exclusivamente do autor e não correspondem necessariamente à opinião da SBF.
Para ler o artigo (em PDF), clique aqui.
É possível comentar no blog de Alaor Chaves, clicando aqui .