Hoje, 17 de novembro de 2021 o BJP recebeu sua milésima submissão. Desde 2014 esse número vinha aumentando, mas a uma taxa pequena. Em 2014 recebemos cerca de 450 submissões e em 2020 atingimos a cifra de 775. Esse fato revela o reconhecimento da comunidade internacional e brasileira da Sociedade Brasileira de Física (SBF) em construir uma revista que divulga resultados de pesquisa em Física em diferentes subáreas, de qualidade e interesse para a comunidade. Sem dúvida, atingirmos um fator de impacto superior a 1 contribuiu significativamente para os números que atingimos hoje.

O corpo editorial, composto pelos Professores Doutores Luiz Felipe Alvahydo de Ulhoa Canto (UFRJ), Oswaldo Baffa (USP), Lucimara Stolz Roman (UFPR), Luiz Fernando Ziebell (UFRGS), Marco Cremona (PUC-RJ), Newton Cesario Frateschi (UNICAMP), Sebastiao Jose Nascimento de Padua (UFMG) e Alberto Saa (UNICAMP) tem feito um trabalho voluntário de dedicação exemplar para que a revista alcance os padrões de qualidade que temos hoje.

Ações como a edição de números especiais comemorativos e a nova sessão Classics tornaram a revista mais visível e interessante. O apoio das consecutivas Diretorias da SBF e do CNPq tem sido fundamental para a revista, que hoje é autofinanciada.

Cabe aqui também ressaltar o trabalho voluntário de nossos revisores tanto da comunidade nacional quanto internacional na manutenção dos altos padrões de qualidade da revista.

Em suma, é motivo de satisfação para a SBF ter um instrumento de divulgação de resultados interessantes em Física, que tem galgado posições de reconhecimento internacional.

Antônio Martins Figueiredo Neto
Editor do BJP