No dia 10/05, com a publicação da lista de premiados no site da OBF encerrou-se o Torneio Brasileiro de Física de 2021 (TBF/2021).
Pelo segundo ano consecutivo, as equipes brasileiras para as olimpíadas internacionais são selecionadas através de um evento com características de uma uma própria olimpíada internacional. O primeiro evento deste tipo, foi realizado em fevereiro de 2020, presencialmente em Campina Grande/PB, com o nome de Mestres Brasileiros da Física (MBF). Este ano, devido à pandemia do COVID-19, o formato do TBF foi apenas adaptado para aplicação online.
Participaram do TBF/2021 88 estudantes das 5 regiões do país, cerca de 20 estudantes a mais do que a edição 2020. Também se inscreveram 43 professores observadores das 34 escolas com alunos participantes. A competição transcorreu com eventos realizados ao longo de 8 dias e contou com provas teórica e prática com kit experimental, palestras para apresentação e discussão das provas e etapas de moderação. Na sessão de encerramento, foram distribuídas 54 medalhas, sendo 14 ouro, 12 prata, 13 bronze e 15 menções honrosas.
Os 14 estudantes que conquistaram medalhas de ouro no TBF/2021 irão representar o Brasil nas olimpíadas internacionais de física deste ano: IPhO (internacional), EuPho (europeia) e OIbF (ibero-americana).
Com a receptividade e sucesso do TBF/2021, acreditamos que mais um passo foi dado para a consolidação deste evento que, além de selecionar as equipes que representam o Brasil, também promove a integração de estudantes, professores das escolas, professores das universidades e organizadores.
Coordenação da OBF