Solução de sais de prata pode resultar em diferentes mesocristais, a partir de processos distintos de cristalização (direita) Crédito: American Chemical Society

Utilizando técnicas de simulação computacional de alto desempenho, uma equipe de pesquisadores brasileiros conseguiu determinar os mecanismos físicos que levam diferentes processos de cristalização entre interfaces de nanocristais de prata a produzirem uma variedade de mesocristais com formatos diferentes. O trabalho foi destaque de capa da primeira edição de abril da revista Journal of Physical Chemistry C.

Diferentes materiais nanoestruturados podem ser criados a partir de reações envolvendo os mesmos reagentes químicos. Por exemplo, ao variar parâmetros tais como a temperatura e o tempo de reação, um sal de prata, dissolvido em água e misturado a um polímero líquido, pode levar a diferentes processos de auto-organização de nanocristais de prata, fenômeno chamado de agregação orientada, resultando em mesocristais de formas diferentes: cilindros, grãos de arroz, esferas e placas 2D. 

Os pesquisadores Giovani M. Faccin, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Zenner S. Pereira, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e Edison Z. da Silva, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), realizaram 160 experimentos computacionais, simulando a formação de interfaces entre nanocristais de prata. Foram quatro meses de processamento de dados, utilizando os recursos dos centros computacionais Cenapad-SP, CCJDR-Unicamp e SDumont-LNCC, gerando um número suficiente de simulações para observar os detalhes dos processos de cristalização. “Uma vez que determinamos esses processos e suas características, podemos buscar a descoberta de rotas de síntese de novos materiais”, afirma Faccin.

A pesquisa foi realizada com apoio financeiro das agências FAPESP e CNPq.

Artigo científico
How Crystallization Affects the Oriented Attachment of Silver  Nanoparticles
Giovani M. Faccin, Zenner S. Pereira e E. Z. da Silva
Phys. Chem. C  125, 12, 6812–6820, (2021)

Contato para imprensa
Igor Zolnerkevic
Assessor de comunicação
comunicacao@sbfisica.org.br