Nessa quarta-feira, dia 10 de fevereiro, a American Association for the Advancement of Science (AAS), a principal sociedade científica dos Estados Unidos, concedeu ao físico Ricardo Galvão, ex-presidente da SBF, o 2021 Scientific Freedom and Responsibility Award, por sua defesa ao trabalho de monitoramento do desmatamento da Amazônia realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
O prêmio anual da AAAS criado em 1980 homenageia cientistas que demonstram liberdade e responsabilidade científica em circunstâncias particularmente desafiadoras, muitas vezes colocando em risco sua segurança profissional ou pessoal. Em julho de 2019, como diretor do INPE, Galvão enfrentou as afirmações falsas do presidente da República, que desacreditou o trabalho de pesquisadores do instituto relatando um aumento de 68% no desmatamento da Amazônia em relação a julho de 2018.
Mesmo sendo exonerado da direção do INPE, Galvão continuou a defender publicamente a pesquisa científica brasileira, sendo eleito pela revista Nature como uma das dez pessoas mais influentes para a ciência mundial em 2019.
Atualmente trabalhando em sua pesquisa em fusão nuclear como Professor Titular do Instituto de Física da USP, Galvão continua pronto para se manifestar em defesa da ciência contra o autoritarismo.