A Sociedade Brasileira de Física continua agindo para avançar a implementação da Lei no 13.691, aprovada pelo Congresso Nacional em 10 de julho de 2018, estabelecendo a regulamentação da profissão de físico. Para que a lei entre em vigor, é necessário que o Presidente da República promulgue a criação do Conselho Federal de Física.

Em 6 de novembro de 2020, em parceria com a Associação Brasileira de Física Médica (ABFM), e com o apoio do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT) e da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica (SBPR), a SBF solicitou ao Ministro-Chefe da Casa Civil uma audiência, para explicar a urgência da criação do Conselho Federal de Física, assim como um pedido para que seja encaminhado ao Presidente da República a proposta de lei para a criação do conselho. Continuamos a aguardar uma resposta do ministério.

Para entender a importância e a urgência da regulamentação da profissão de físico, especialmente para os profissionais atuando na área médica, recomendamos assistir à apresentação do físico Amando Ito, Professor da Universidade de São Paulo, transmitida pelo programa Física ao Vivo, em setembro de 2020.