OIBF 2020 online dá demonstração de união entre América Latina, Portugal e Espanha em prol da Física e dos estudantes – Brasil conquista 4 medalhas de ouro e 1 premiação especial de melhor resolução do problema teórico
No período de 5 a 13 de dezembro de 2021 ocorreu a Olimpíada Iberoamericana de Física (OIbF) 2020 online em sua primeira edição online e sem um país sede, porém com um esforço somado de diferentes países para tornar o evento realidade, tanto na organização, elaboração de problemas de alto nível e disponibilização de infraestrutura Pandorga.
O Brasil conquistou 4 medalhas de ouro das 6 entregues no evento, com os alunos Lucas Shoji (6a colocação geral), Lucas Takayasu (5a colocação geral), ambos do Colégio Etapa, Maria Eduarda Gonçalves Freitas (3a colocação geral) e Felipe Farias Ribeiro Filho (1a colocação geral), esses dois últimos do Colégio Ari de Sá Cavalcante. O aluno Felipe ainda recebeu um prêmio especial por apresentar a melhor resolução do 2o problema teórico.
“Foi uma semana de comprometimento com esses jovens talentosos e com a Física. Apesar do volume de trabalho para que a OIbF 2020 acontecesse, foi emocionante sentir o envolvimento de todos em torno de um objetivo comum que visa proporcionar desafios intelectuais a jovens, despertando neles o interesse pela ciência. Quero parabenizar nossos estudantes pelo excelente desempenho, assim como agradecer a parceria com o Prof. Ivan e o apoio da SBF por meio dos membros da SOIF em um evento tão importante e especial” relatou o Prof. Leandro Cristante de Oliveira (UNESP) que foi um dos líderes da delegação brasileira durante o evento.
O Prof. Ivan Guilhon Mitoso Rocha (ITA), também líder da delegação, relatou: “Apesar da situação em que estamos passando por todo o mundo, houve um esforço conjunto de professores e estudantes provenientes dos 18 países participantes para tornar a competição possível. Nesse contexto, o apoio da SBF ao evento foi fundamental. O evento foi um grande sucesso e para nós, brasileiros, o resultado não poderia ter sido melhor em termos de medalhas.”
No evento ainda houve uma homenagem ao Professor José Tornos Gimeno (“Pepe”) pelas contribuições à OIbF e que infelizmente nos deixou esse ano. Foi lembrada uma se suas frases: “A olimpíada é a festa da física” (em tradução livre).
Antes do encerramento, o Prof. Mario César Soares Xavier (UEPB), representante da OIbF 2021 que será realizada no Brasil, saudou os colegas, parabenizou pela organização do evento e convidou a todos para a próxima edição em Campina Grande/João Pessoa na Paraíba, dessa vez com a expectativa de ter todos juntos e presencialmente.