O aplicativo ModInterv COVID-19, desenvolvido por um grupo de físicos pode ser acessado pelo celular e pela internet. Os pesquisadores que integram esse trabalho formam a Rede de Pesquisa Modinterv-Covid19 e atuam nas Universidades Federais do Paraná, Pernambuco e Sergipe. O usuário tem a facilidade de obter informações sobre qualquer cidade no Brasil e nos Estados Unidos, e também tem dados de outros países. Em entrevista para a SBF, o físico Arthur Araújo Brum, doutorando na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e que integra o grupo de pesquisa, descreveu com mais detalhes e também mostrou em tempo real como usar o app.

Veja abaixo a entrevista na íntegra:

O aplicativo foi desenvolvido por Arthur Araújo Brum e Gerson C. Duarte-Filho sob a coordenação do professor Giovani L. Vasconcelos. “Você também pode olhar os municípios, quando se escolhe uma localidade, seja um país ou uma cidade, o ModInterv aplica automaticamente todos os modelos matemáticos e escolhe qual descreve melhor a curva epidêmica daquele local.”, diz Brum.

Para baixar o ModInterv para android veja na Play Store, na internet, acesse no link http://fisica.ufpr.br/modinterv/. A Rede de pesquisa pode ser seguida no Twitter @modinterv e no Instagram @modinterv. Para mais informações sobre a Rede de Pesquisa ModInterv visite o site em fisica.ufpr.br/redecovid19.

  • E também na Nota Técnica aqui.

Por Joice Santos
Bolsista Mídia Ciência – FAPESP
Processo 2019/02744-3