Em sala de aula, o jogo foi apresentado com objetivo de trazer conceitos de física de partículas elementares. “Vamos fazer jogos que sejam voltados para conteúdo que não tenha muito material. A primeira proposta é trabalhar com a física de partículas elementares.”, explica Caliari. Agora com a premiação, a ideia é seguir com a produção de jogos de tabuleiro que sejam educativos e possam ser usados em sala de aula, abrangendo outras áreas do currículo letivo, não só a física. Um vídeo foi produzido para mostrar como é o jogo.
A empresa chamada EducaMeeple deve produzir os jogos de realidade aumentada e conforme diz o professor, as estratégias de tabuleiro não serão aquelas já conhecidas e antigas, mas sim devem estimular a criatividade e desafiar os alunos. Sua experiência em sala de aula, mostrou que os estudantes se adaptaram facilmente ao projeto, também demonstraram ter entendido os conceitos que estavam sendo explanados.
O professor leciona há cinco anos no ensino médio e percebe que os educandos conseguem interagir mais entre si e com o saber, a partir da ferramenta lúdica que é o jogo de tabuleiro. Caliari diz que o mestrado do MNPEF norteou todo esse caminho que possibilitou a premiação, pois isso possibilitou que ele refletisse e também aprendesse com pensadores da educação.
O campus Cariacica-Ifes, tem parceria com a SBF e oferece o MNPEF desde 2014. O Polo 33 já formou 40 mestres e conta com 33 alunos regularmente matriculados.
O Programa Centelha é promovido em vários estados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e operado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). O programa teve 3.553 ideias inscritas inicialmente, com mais de 7 mil participantes cadastrados entre 10 de setembro e 14 de novembro de 2019. Desse total, 500 propostas foram selecionadas para a segunda fase e, entre essas, 250 passaram para a terceira fase. Apenas 56 projetos de inovação foram selecionados.
Por Joice Santos
Bolsista Mídia Ciência – FAPESP
Processo 2019/02744-3