Prêmio Ernesto Hamburger

É com grande prazer que a Sociedade Brasileira de Física anuncia Luís Carlos Bassalo Crispino, professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), como o vencedor da segunda edição do Prêmio Ernesto Hamburger para Divulgação Científica em Física, por seu grande empenho na popularização das Ciências Físicas. O professor Crispino dará uma palestra após a Assembleia Geral Ordinária da SBF, dia 17 de julho.

A produção de Crispino é vasta e diversificada, atingindo públicos diversos. Desde 2008, atua como coordenador do Museu Interativo da Física da UFPA. Também é um dos criadores do Núcleo de Astronomia da UFPA e o responsável pela série de vídeos no Youtube “Faça Física”.

Suas atividades envolvem a colaboração de vários alunos de graduação. Muitos participam da equipe do FISESCOLA, projeto de extensão da UFPA. O projeto coordenado por Crispino apresenta seminários aos alunos do Ensino Médio sobre as descobertas da Física do século XX e XXI e seus avanços tecnológicos decorrentes. Chama a atenção o número de estudantes que, nas mais diversas ocasiões, puderam desfrutar de suas aulas presenciais.

O professor Crispino teve propostas aprovadas em editais do CNPq sobre “Meninas Amazônidas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação” e “Experimentando Ciência na Escola: proposta de Instituições de Ensino associadas no Norte do Brasil”.

Também merece menção o seu empenho na divulgação da importância das observações do eclipse solar de Sobral de 1919, nas comemoraçòes do centenário da primeira demonstração observacional da teoria geral da relatividade, apresentando diversas palestras.

Sem dúvida, o imenso esforço do professor Crispino em realizar esse grande número atividades voltadas para a popularização das Ciências Físicas fora do eixo Rio-São Paulo o faz merecedor do Prêmio Ernesto Hamburger.