SÉRIE: Físicos e a Covid-19

O professor Giovani Vasconcelos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolve juntamente com um grupo de pesquisadores um trabalho voltado para entender a eficiência de medidas de intervenção social no combate ao Coronavírus. Esta é a terceira entrevista que a SBF realiza para a série: físicos e a Covid-19.

Para conferir ao vídeo com a entrevista completa clique logo abaixo.

A pesquisa é feita em conjunto com outros três professores que trabalham remotamente: Antônio M. S. Macêdo da Universidade Federal de Pernambuco, (UFPE), Francisco A. G. Almeida e Gerson C. Duarte-Filho ambos da Universidade Federal de Sergipe (UFSE), assim como com estudantes e outros colaboradores.

Com o objetivo de oferecer informações atualizadas do estudo, o grupo mantém um site onde constam as publicações, as repercussões na mídia e o nome de seus integrantes. Recentemente, um artigo escrito por Vasconcelos foi publicado na seção de opinião da SBF.

O professor Vasconcelos é doutor em física pela The University of Chicago, no EUA, mestre em física e bacharel em Engenharia Elétrica pela UFPE.

Os links para os artigos científicos podem ser encontrado aqui: http://fisica.ufpr.br/redecovid19/research.html.

A primeira e a segunda entrevista da série físicos e a Covid-19 constam no site e Youtube da SBF.

Sociedades científicas pedem doações às populações vulneráveis

A SBF apoia a iniciativa da SBPC e de suas sociedades científicas afiliadas de solicitar a colaboração de todos no apoio financeiro a iniciativas de assistência às populações mais vulneráveis à pandemia de covid-19.

A SBPC sugere em seu portal uma lista de iniciativas que estão ajudando a população indígena, favelas e comunidades pobres no território nacional, e onde encontrar iniciativas locais precisando de auxílio:

http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/sbpc-instituicoes-e-sociedades-cientificas-pedem-solidariedade-as-populacoes-vulneraveis/

Por Joice Santos
Bolsista Mídia Ciência – FAPESP

Processo 2019/02744-3