Na segunda matéria da série sobre físicos e a Covid-19, a entrevistada é a professora Débora Peres Menezes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além de atuar na pesquisa acadêmica com dados da Covid-19, a docente coordena o canal de divulgação científica “Mulheres na Ciência” no Youtube. Temáticas referentes ao avanço da doença e vivências que acontecem no período da quarentena, permeiam uma série de vídeos que está em curso no canal.
Assista a entrevista na íntegra aqui:
Embora sua área de pesquisa não seja voltada para a epidemiologia, por conta do interesse científico acabou se envolvendo em trabalhos que abordam a doença e seus dados. Em paralelo, surgiu a oportunidade de criar conteúdo na internet que seja voltado à Covid-19 juntamente com alunos de física e outros colaboradores. O canal “Mulheres na Ciência” é uma criação da professora Débora que tem o objetivo de mostrar a atuação das cientistas brasileiras e promover a divulgação científica.
Débora fez o bacharelado em física e licenciatura na Universidade de São Paulo (USP), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo, doutorado na University of Oxford, Inglaterra e atualmente é professora na UFSC.
Para ver a primeira entrevista da série físicos e a Covid-19 clique aqui.
Por Joice Santos
Bolsista Mídia Ciência – FAPESP
Processo 2019/02744-3