Caros sócios da SBF,

Estamos passando por um período difícil no mundo inteiro devido à pandemia do Covid-19. Algumas ações foram tomadas:

– A sede da SBF foi fechada em 17/03 e os funcionários estão trabalhando remotamente por tempo indeterminado;

– O EOSBF foi adiado para 22 a 26 de novembro;

– O XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física foi adiado, possivelmente para 09 a 13 de novembro.

Os outros eventos por enquanto estão mantidos. Notem que o Encontro Anual da SBPC foi adiado, sem uma data definida e portanto temos que pensar em como faremos nossa Assembleia Geral, que pelo Estatuto deve ocorrer no mês de julho. 

As atividades da SBF continuam:

– O site VeriFísica foi lançado e já temos os primeiros pareceres;

– Retomamos o Física ao Vivo com uma apresentação de Roberto Kraenkel sobre Epidemiologia e o caso do Covid-19 que teve mais de 6000 vizualizações (aliás, recomendamos o site https://covid19br.github.io/ desenvolvido por Kraenkel e colaboradores). Ricardo Galvão apresentou ontem o tema “Ciência e Mudanças Climáticas”, com 886 vizualizações. Os próximos já estão agendados, com uma frequência de 2 por mês.

Essa semana atingimos a marca de 1000 seguidores no Twitter e 3250 inscritos no canal do YouTube da SBF.

O impacto financeiro em 2020 da pandemia na SBF pode ser grande devido a uma provável diminuição na participação em nossos eventos. A Diretoria apresentará o balanço financeiro de 2019 na próxima edição do Boletim.

Continuamos atentos a vários acontecimentos recentes que afetam a SBF e, de modo mais geral, a Física no país. Entre as ações que apoiamos destacamos:

– A liberação dos recursos provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) que devem, por lei, ser destinados ao CNPq. A SBF subscreveu a um documento enviado ao ministro do MCTIC, Marcos Pontes, dia 19 de março, pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A ausência desses recursos prejudica diretamente a SBF, comprometendo a realização de eventos e das Olimpíadas de Física.

– A carta dos Coordenadores dos Programas de Pós-graduação em Física e Astronomia enviada ao presidente da CAPES, Benedito Aguiar Neto, com críticas e sugestões para mitigar o impacto dos novos critérios da agência para a distribuição de bolsas, implementados no início de março.

Finalmente, gostaríamos de repetir as palavras de Yuval Harari em entrevista recente: “Nos próximos dias cada um de nós deve optar por confiar em dados científicos e especialistas em saúde em detrimento de teorias infundadas de conspiração e de políticos que sirvam a si mesmos”. Que ao menos a Ciência e sua importância saiam fortalecidas dessa crise mundial. 

Mantenham o distanciamento social e fiquem saudáveis!

A Diretoria