Durante serão reunidos aproximadamente 20 professores de escolas públicas para fazerem provas que devem determinar quais alunos vão formar as delegações brasileiras para as olimpíadas internacionais. Serão selecionados inicialmente 60 alunos.
Os 14 melhores classificados poderão participar das competições International Physics Olympiad (IPhO), European Physics Olympiad (EuPhO) e da Olimpíada Iberoamericana de Física, que será realizada em João Pessoa-PB.
O MBF vai possibilitar que os estudantes possam vivenciar uma olímpiada no modelo da IPhO. Durante o evento, serão discutidos os resultados das provas com os professores das escolas; os alunos irão fazer avaliações experimentais e teóricas em duas tardes e por fim, será discutido de que forma os professores esperavam que os exercícios fossem resolvidos. Os estudantes poderão, se quiserem, contestar os corretores sobre o resultado das provas.
A partir dessa seletiva serão definidas três delegações brasileiras e os alunos poderão então se preparar para as olimpíadas.
Por Joice Santos
Bolsista Mídia Ciência – FAPESP
Processo 2019/02744-3