Em entrevista para a SBF, o Prof. Dr. Marcelo Takeshi Yamashita que é diretor do Instituto de Física Teórica (IFT), UNESP, explicou como vai se dar a VeriFísica.
Site: http://www1.fisica.org.br/verifisica/
Assista ao vídeo que o professor gravou apresentando a iniciativa.
SBF: Como será a Verifísica? Qual o papel principal dessa iniciativa?
Yamashita: A VeriFísica é uma comissão da Sociedade Brasileira de Física formada para checar notícias que utilizam algum termo da física no seu conteúdo. Por exemplo, ao se deparar com um texto ou uma fala que menciona a mecânica quântica para justificar qualquer coisa, a população poderá pedir para a VeriFísica checar se a notícia é verdadeira ou falsa.
Esta iniciativa aparece em um momento em que a ciência é atacada e a sociedade é invadida por diversas pseudociências, muitas delas influenciando inclusive o estabelecimento de políticas públicas. Esta iniciativa tem o intuito de fornecer um porto seguro para as pessoas consultarem se algum assunto está de acordo com o que sabemos de física.
A VeriFísica será composta neste momento pela Profa. Débora Peres Menezes, da UFSC, pelo Prof. Marcelo Knobel, atual reitor da UNICAMP, e por mim, do IFT-UNESP.
SBF: Quais plataformas digitais serão usadas para sua divulgação?
Yamashita: Neste momento, utilizaremos as mesmas plataformas digitais da SBF. Teremos também um site hospedado na página da SBF.
SBF: Como deve funcionar a checagem?
Yamashita: A checagem será feita sob demanda. Basta acessar a página da VeriFísica, clicar na aba “verificar” e preencher um formulário. Lá a pessoa poderá indicar um link com a notícia para ser verificada.
SBF: Quem serão as pessoas que responderão as dúvidas?
Yamashita: As perguntas poderão ser respondidas pela própria comissão ou por um convidado.
SBF: Será feita uma triagem para selecionar as perguntas ou as imprecisões que parecerem mais relevantes?
Yamashita: É importante ressaltar que a comissão não pretende tirar dúvidas de questões que aparecem em provas de física. A ideia é sempre investigar a veracidade de alguma afirmação disseminada na sociedade que envolva a física. Vamos adotar um critério de seleção semelhante à agência Lupa. Daremos prioridade às notícias que tiveram maior repercussão na imprensa.
SBF: Professores e alunos de física podem se candidatar para serem voluntários dessa checagem?
Yamashita: Voluntários são sempre bem-vindos.
SBF: Qual a periodicidade das checagens, será diária?
Yamashita: Não temos como precisar isto. Tentaremos sempre entregar a checagem o mais rápido possível dentro das nossas possibilidades.
Por Joice Santos
Bolsista Mídia Ciência – FAPESP
Processo 2019/02744-3