Para a coordenadora, essas participações são importantes porque divulgam o que é produzido pelos mestrandos e suas potencialidades. Os licenciados em questão são Alex Amilton Costa Retamero e Jean Alves Silveira.
O trabalho apresentado por Retamero foi produzido com os professores Airton Natanael Coelho Dias e Maria José Fontana Gebara, e é intitulado “Física e Geociências: Uma Proposta Interdisciplinar para o Ensino de ondulatória”. A pesquisa em questão une saberes como a física e a geociência para estimular e ensinar alunos em sala de aula voltada especificamente para física ondulatória, para esse trabalho foi utilizada a teoria da aprendizagem significativa. De acordo com a professora Fernanda, “Trata-se de uma teoria de aprendizagem pensada por David Ausubel. Sendo uma teoria, ela apresenta-se como uma referência importante para que, como professores e professoras, reflitamos sobre a forma com que nossos estudantes aprendem.”
Já Silveira, apresentou trabalho realizado com os professores Fernanda Keila Marinho da Silva e Tersio Guilherme de Souza Cruz, cujo título é “Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o Ensino de Ondas Mecânicas e Eletromagnéticas: um Relato de Experiência”. A partir de vivências em sala de aula sobre o ensino de ondas mecânicas e eletromagnéticas, utilizando a teoria da aprendizagem significativa, os pesquisadores ultrapassaram a barreira didática e levaram para os estudantes de maneira unificada esses conceitos da física. Conforme o currículo escolar do Estado de São Paulo, os alunos aprendem cada tópico em um ano diferente do ensino médio. Com isso, pode-se apontar possíveis mudanças na dinâmica de ensino e obtiveram um resultado positivo dessa experiência.
O encontro foi realizado entre os dias 2 a 6 de setembro de 2019 organizado pelas professoras Fernanda Keila Marinho da Silva e Maria José Gebara, juntamente com a equipe da comissão organizadora e científica.
O MNPEF é uma atividade da SBF em nível nacional profissionalizante. Professores atuantes do nível fundamental e médio são o público alvo do curso que visa oferecer reflexão e ferramentas didáticas para serem aplicadas em sala de aula. O mestrado profissionalizante existe desde 2013 e atualmente são 63 polos em todo país contendo num total de 1681 alunos.
Por Joice Santos
Bolsista Mídia Ciência – FAPESP
Processo 2019/02744-3