Uma reportagem sobre a colaboração cada vez mais integrada entre físicos de diferentes países da América Latina, trabalhando juntos no desenvolvimento de experimentos com infraestrutura de grande escala na região, foi publicada nessa quarta-feira pela Symmetry, a revista de divulgação científica dos laboratórios Fermilab e SLAC, nos Estados Unidos. O artigo faz parte de uma edição especial sobre a física de altas energias na América Latina, disponível em inglês, espanhol e português. Com depoimentos dos pesquisadores participantes das discussões desenvolvidas este ano durante o primeiro encontro do Fórum Latino-Americano para a Infraestrutura de Pesquisa em Grandes Experimentos, o LASF4RI, a reportagem destaca colaborações bem sucedidas como o Observatório Pierre Auger e os planos para o futuro laboratório subterrâneo ANDES.

A proposta do ANDES sugere aproveitar a construção de um túnel rodoviário por baixo da cadeia de montanhas dos Andes entre Argentina e Chile para uma série de experimentos subterrâneos. O laboratório será a primeira instalação dedicada à astrofísica liderada pela América Latina, abrigando detectores em busca de neutrinos e de candidatos à matéria escura, além de experimentos em outras áreas como geociências, biologia, ciência dos materiais e estudos climáticos.  

Um dos organizadores do encontro do LASF4RI, o presidente da SBF, Rogério Rosenfeld, disse à Symmetry que espera que esse esforço se torne de fato internacional e fomente mais cooperação entre diferentes países da América Latina.