A reunião anual da Comissão de Partículas e Campos (C11) da União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP) aconteceu no início de agosto, durante o 29º Simpósio Internacional de Interações Lépton Fóton de Altas Energias (LP 2019), em Toronto, Canadá. Esteve presente na reunião o único membro brasileiro da atual C11, o físico Sérgio Novaes, professor da UNESP e ex-membro da Comissão de Área de Partículas e Campos da SBF. Novaes reporta que, durante a reunião, a C11 endossou a criação de um Painel de Neutrinos, para promover a cooperação internacional no desenvolvimento de um programa experimental para o estudo dessas partículas. O painel é liderado por Nigel Smith, Takaaki Kajita e Manfred Lindner e conta a participação da pesquisadora brasileira Renata Zuchanovich Funchal, da Universidade de São Paulo. 

Novaes também relata que foram apresentados balanços sobre as principais conferências da área realizadas recentemente, incluindo a própria LP 2019. Os organizadores das próximas reuniões fizeram um relatório do presente estágio de organização dos eventos ICHEP 2020 (Praga), IPAC 2020 (Caen), Neutrino 2020 (Chicago), LP 2021 (Manchester) e ICHEP 2022 (Bologna).

A C11 decidiu dar início à busca de instituições interessadas em sediar a Lepton Photon em 2023 e a “Conferência Rochester”, ICHEP 2024. Os interessados devem entrar em contato com Heide Schelllman (heidi.schellman@oregonstate.edu). As aplicações serão aceitas até 1 de junho de 2020 e deverão conter informações sobre as instituições participantes, o comitê organizador local, os custos envolvidos, as alternativas de locais para o evento e as possíveis fontes de financiamento (http://iupap.org/commissions/c11-particles-and-fields/c11-conference-guidelines/). A decisão final deverá ser tomada durante a reunião da C11 de agosto de 2020.

Finalmente, foi discutido o calendário para a concessão dos prêmios IUPAP Young Scientist Prizes. O anúncio da competição será feito em novembro desse ano e a decisão será tomada em março de 2020. O vencedor será convidado para dar uma palestra na ICHEP de Praga onde receberá uma medalha e um prêmio em dinheiro.

Criada em 1957, a C11 tem como atividade principal classificar e supervisionar as conferências internacionais da área patrocinadas pela IUPAP (ICHEP, Lepton Photon, Tipper, etc.), assim como supervisiona as atividades do International Committee for Future Accelerators (ICFA). Ela elabora relatórios sobre a área, principalmente no que diz respeito a grandes colaborações internacionais. A cada dois anos, a C11 escolhe os ganhadores  dos IUPAP Young Scientist Prizes, que são entregues durante a International Conference on High Energy Physics (ICHEP). A C11 tem como política geral assegurar a livre circulação de cientistas, incentivar a acessibilidade, o equilíbrio entre gêneros e nacionalidades e prevenir o assédio de indivíduos ou grupos nas conferências.

O Brasil é membro da IUPAP desde 1951 e sua participação atual com oito cotas é financiada pela SBF