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Balança de Watt construída para fins didáticos

Está online o terceiro fascículo completo de 2019 da Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), com 34 artigos sobre diversos tópicos de Física, Pesquisa em Educação, Recursos Didáticos, História da Física e Ciências Afins. Entre os destaques da edição, uma equipe da Universidade de São Paulo, em São Carlos, coordenada pelo físico Vanderlei Bagnato, vencedor deste ano do Prêmio Almirante Álvaro Alberto, do CNPq, principal honraria da ciência brasileira, explica a nova definição do quilograma em termos da constante de Planck, mostrando como construir uma balança de Watt para fins didáticos.

Em “Luz à primeira vista: um programa de atividades para o ensino de óptica a partir de cores”, outra equipe da Universidade de São Paulo,m São Carlos descreve uma série de atividades práticas, apresentadas num evento de divulgação científica direcionado a crianças e adolescentes com idade entre 8 e 17 anos. A edição apresenta ainda estudos sobre outros recursos didáticos, como o jogo online sobre atomística, Em Busca do Prêmio Nobel,  descrito em artigo de Farnésio Vieira da Silva Diniz, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, e Carlos Alberto dos Santos,  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, um trabalho do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física.

Em outro estudo da edição, os físicos Diógenes Galetti, Marcelo Marchiolli e Celso Lima  analisam um artigo original de 1931 do matemático John von Neumann (1903-1957), um trabalho pioneiro da descrição da mecânica quântica em termos do espaço de fases.  O fascículo conta também com uma perspectiva história e filosófica das teorias gravitacionais na visão do físico Ernst Mach (1836-1916), por Gabriel Brandão de Gracia, físico da Universidade Estadual Paulista.

Publicada pela SBF desde 1979, a RBEF é uma publicação trimestral de acesso aberto  voltada à melhoria do ensino de Física em todos os níveis de escolarização. Através da publicação de artigos de alta qualidade, revisados por pares, a revista busca promover e divulgar a Física e ciências correlatas, contribuindo para a educação científica da sociedade como um todo. Ela publica artigos sobre aspectos teóricos e experimentais de Física, materiais e métodos instrucionais, desenvolvimento de currículo, pesquisa em ensino, história e filosofia da Física, política educacional e outros temas pertinentes e de interesse da comunidade engajada no ensino e pesquisa em Física.