Entre os dias 14 e 18 de janeiro aconteceu a primeira Escola de Síncrotron para Professores do Ensino Médio (ESPEM) no Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS) em Campinas, SP. A Escola é fruto de uma parceria entre a SBF e o LNLS.

A turma de 20 docentes de 16 estados e do Distrito Federal passou uma semana no  LNLS, assistindo a aulas sobre a física dos aceleradores de partículas e da radiação síncrotron e a palestras sobre vários tópicos atuais de pesquisa.

Os professores puderam discutir com pesquisadores sobre como transmitir conceitos de física moderna aos alunos do Ensino Médio das escolas brasileiras. Também puderam visitar os laboratórios do Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), responsável pela gestão do LNLS e de outros laboratórios, com destaque para o recém-inaugurado Sirius, uma das principais fontes de luz síncrotron do mundo e o maior empreendimento científico do país.

Reportagem do portal de notícias G1 e da EPTV entrevistou alguns dos participantes da escola. Os professores comentaram sobre suas dificuldades com a falta de recursos em sala de aula e o desafio de motivar seus alunos.

Mais detalhes sobre Escola podem ser encontrados em
http://sbfisica.org.br/v1/escola-lnls-sbf/index.php/pt/

Confira mais fotos do evento: