Na foto: Presidentes da Sociedade Brasileira de Física, Professor Marcos Pimenta e da Sociedade Brasileira de Química, Professor Aldo Zarbin

Buscando ampliar laços de cooperação e apoio mútuo dentro da comunidade científica, a Sociedade Brasileira de Física (SBF) formalizou parcerias com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB).

Os acordos viabilizam que associados de uma das instituições possam participar das Reuniões Anuais e Encontros Científicos da SBF pagando os mesmos valores de taxa de inscrição praticados por associados. O inverso também é verdadeiro: sócios da SBF poderão participar de eventos dessas duas sociedades pelos valores praticados com os associados da entidade organizadora.

Fora esse intercâmbio de experiências dentro da comunidade, o acerto com a SAB, que corresponde à renovação de um compromisso anterior, vai além e também permite que sócios da SAB possam aderir ao plano de saúde da SBF-Bradesco.

O acordo com a SBQ é inédito entre as duas instituições. “Nas últimas décadas, a fronteira entre a Física e a Química tem se tornado cada vez mais tênue”, diz Marcos Pimenta, presidente da SBF. “Áreas como nanotecnologia, novos materiais, novas fontes de energia, estrutura eletrônica, cristalografia, entre outras, requerem o trabalho e a colaboração entre químicos e físicos. O acordo agora firmado entre a SBQ e a SBF permitirá uma maior integração entre os pesquisadores nessas áreas e criará um ambiente propício para a formação de redes de colaborações, sobretudo envolvendo jovens cientistas.”