Com o sucesso alcançado pelas ações ligadas ao Ano Internacional da Luz, em 2015, a Unesco decidiu também proclamar o Dia Internacional da Luz, que foi comemorado na última quarta-feira, 16 de maio de 2018. A data foi escolhida por ser o dia em que ocorreu a primeira emissão de raios laser, em 1960.

O Brasil faz parte dessa iniciativa e diversos eventos estão sendo realizados ao longo desta semana para celebrar a ocasião. No Recife, o Instituto Nacional de Fotônica (INFO), localizado no Departamento de Física da UFPE, aliado ao grupo de estudantes que formam o Recife Student Chapter da SPIE (International Society for Optics and Photonics), promoveram diversas atividades entre os dias 14 e 16, com participação de pesquisadores do Canadá e da Suécia e apoio da Sociedade Brasileira de Física.

A programação envolveu visitas à UFRPE e à UFPE, palestras de Raman Kashyap, da Politécnica de Montreal, no Canadá, e um seminário com a participação de Walter Margulis, do RISE, na Suécia.

Em São Paulo, a ação ainda está por vir, com atividades programadas para acontecerem no sábado (19) e no domingo (20), no Parque do Ibirapuera. Haverá palestras, demonstrações científicas e experimentos interativos, com atividades voltadas para todas as faixas etárias.

Este evento servirá para divulgar o papel importante da luz e suas tecnologias nas vidas dos cidadãos em áreas tão diversas como a ciência, cultura, arte, educação, e com aplicações importantes como na medicina, comunicações e energia.

A iniciativa conjunta é da SBPC, dos Planetários de São Paulo, do grupo Arte Ciência, coordenado pelo Prof. Mikiya Muramatsu, do IFUSP, e da SPIE & OSA (American Optical Society), com apoio da SBF, SBBQ, IFUSP e PRP-USP.

Clique aqui para conferir a programação completa

Para saber mais sobre o Dia Internacional da Luz, visite lightday.org.