Pesquisadores brasileiros receberam um importante convidado no início de abril, quando o Dr. Olaf van ‘t Erve, especialista em spintrônica do Laboratório de Pesquisas da Marinha dos EUA (NRL), em Washington, visitou várias instituições nacionais para proferir palestras sobre seu campo de estudos. O Dr. van ‘t Erve foi o mais novo participante do bem-sucedido programa conjunto estabelecido pela Sociedade Brasileira de Física (SBF) com a American Physical Society (APS), a fim de promover cooperação entre laboratórios no Brasil e nos EUA.
O Dr. van´t Erve teve formação básica em engenharia elétrica e especializou-se nos processos físicos da spintrônica. Dentro desse campo, ele trabalha com transporte de spins eletrônicos através de materiais sólidos, e em dispositivos de transporte de spins.
Nosso visitante obteve seu mestrado e PhD na Universidade de Twente, nos Países Baixos, em 2002. Fez pós-doutorado no Laboratório de Pesquisas da Marinha dos EUA. Depois de passar 2 anos como cientista sênior na Philips Research, ele agora faz sua pesquisa como membro do quadro permanente do NRL em Washington DC. O Dr. van´t Erve tem níveis excelentes de impacto em publicações (índice h 27), tem publicado em excelentes revistas, e possui mais de 2.600 citações.
O propósito de sua visita foi, e apresentar seminários, na USP-SP e São Carlos, Mackenzie, e Unesp-Bauru, a respeito de seus temas atuais de pesquisa, com a finalidade de fomentar a cooperação com grupos brasileiros. Além disso, o Dr. van´t Erve ofereceu um curso de curta duração sobre magnetismo e transporte de spins em materiais no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da Unesp (POSMAT).