Foi realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, na Universidade de Havana, Cuba, a reunião da Federação Íbero-Americana de Sociedades de Física (FEIASOFI). Nesta reunião, estiveram presentes os presidentes de nove Sociedades da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, México e Nicarágua), além da presidente da American Physical Society (APS) e o secretário geral da Sociedade Española de Fisica.
O principal resultado do encontro foi a reestruturação da FEIASOFI, que agora tem uma nova diretoria, um cronograma de reuniões bi-anuais para os próximos anos, e uma sede definitiva em Montevidéu, Uruguai. A informação é Marcos Pimenta, presidente da SBF, que esteve presente ao evento.
Foram eleitos na reunião os novos presidente e vice-presidente da Federação, Profs. Arturo Martí (Uruguai) e Maria Sanchez (Cuba), respectivamente. Participou também do evento o Prof. Carlos Trallero, presidente do Centro Latino Americano de Física (CLAF), órgão da UNESCO que visa ser um núcleo agregador das iniciativas de Física na América Latina.
Na reunião, cada presidente fez um relato da situação e ações de sua Sociedade, onde se pôde constatar o grande contraste da evolução da Física em cada país da América Latina.
Ficou claro na reunião que países onde a Física está mais estabelecida, como o Brasil, precisam envidar esforços para o fortalecimento da Física em toda a América Latina.
A primeira ação da FEIASOFI será melhorar a troca de informações e comunicação entre as Sociedades usando novas ferramentas de mídia, com o intuito de fomentar futuras colaborações entre as diferentes instituições da América Latina e dos países ibéricos (Portugal e Espanha). Foi ainda decidido que a FEIASOFI continuará organizando as Olimpíadas Universitárias de Física.