O fascículo 39.1 da Revista Brasileira de Ensino de Física, o primeiro de 2017, referente ao trimestre de janeiro a março, já está fechado e disponível na página da publicação no Scielo.

Como de costume, diversos artigos interessantes e com os mais variados alcances. Confira a seguir alguns dos principais destaques.

Raios cósmicos como mensageiros do céu

Em artigo redigido em inglês, com resumo em português, Alessandra Abe Pacini, da Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos, SP, aborda o impacto do estudo dos raios cósmicos para o campo que viria a ser conhecido como física de altas energias ao longo do século 20, bem como sua influência para estudos de física espacial, solar e atmosférica. O artigo discute como o conhecimento científico sobre os raios cósmicos evoluiu e apresenta uma breve revisão sobre os conceitos físicos que envolvem esses mensageiros celestes.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000100406&lng=en&nrm=iso&tlng=en

A história do laser

Climério Paulo da Silva Neto, da Universidade Federal do Oeste da Bahia, e Olival Freire Júnior, da Universidade Federal da Bahia, apresentam um interessante panorama da invenção de um dos dispositivos mais revolucionários para a modernidade tecnológica: o laser. O trabalho contextualiza a criação historicamente, apresentando as influências das duas grandes guerras e da Guerra Fria para o aparecimento dos lasers e masers.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000100602&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Osciladores quárticos

Em um artigo voltado para professores e alunos de graduação em física, Nivaldo A. Lemos, do Departamento de Física da Universidade Federal Fluminense, em Niterói (RJ), apresenta como o oscilador quártico pode descrever pequenas oscilações em casos anômalos e mostra como ele pode ser resolvido em termos de funções elípticas de Jacobi. “O exemplo oferece a oportunidade de familiarizar estudantes de graduação com essas funções importanets que não constam do currículo padrão dos cursos de física”, diz o autor.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000100405&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Introdução à teoria do caos determinístico

Tendo como alvo estudantes de matemática, física e engenharia, Mauro Cattani, Iberê Luiz Caldas e Kelly Cristiane Iarosz, do Instituto de Física da Universidade de São Paulo, e Silvio Luiz de Souza, do Departamento de Física e Matemática da Universidade Federal de São João del-Rei, em Ouro Branco (MG), abordam, em inglês, com resumo em português, a teoria do caos determinístico, um ramo da matemática e da física que lida com sistemas dinâmicos com propriedades muito peculiares.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000100409&lng=en&nrm=iso&tlng=en

Laboratório de física de baixo custo para escolas

Numa apresentação que pode ser muito útil ao desenvolvimento do ensino de física nas escolas públicas de Ensino Médio, José Carlos Xavier Silva, do Instituto de Física da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e Carlos Eduardo dos Santos Leal, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Veiga de Almeida, propõem ideias para a construção de um laboratório de física de baixo custo, utilizando materiais recicláveis.

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1806-11172017000100501&lng=en&nrm=iso&tlng=pt

Para conferir a lista completa de artigos, clique aqui.