Um novo projeto de vídeos para o YouTube desenvolvido por físicos da UFPA (Universidade Federal do Pará) tenta levar conteúdo científico num formato compatível com a atual janela de atenção dos jovens, já moldada pelos ultra-rápidos videogames.
A série “Faça Física!” visa instigar a todos sobre o que é “Fazer Ciência” e, em particular, o que se refere a “Fazer Física”.
Tratam-se de vídeos curtos, com duração de cerca de um minuto cada, disponíveis em um Canal do YouTube denominado “Do Physics! / Faça Física!”.
Cada vídeo está sendo publicado com uma versão em português e outra em inglês.
A mensagem do conjunto é mostrar que quem faz Física entende a ‘nossa origem’, ‘as arquiteturas do Carbono’, ‘a universalidade da gravidade’, o ‘calor e o mundo em que vivemos’, a ‘matéria, energia e o universo’, ‘o azul do céu’, os ‘materiais magnéticos’, ‘a grande explosão e o vácuo quântico’; etc.”
Esses são alguns dos temas dos primeiros vídeos da série, idealizada e produzida pelos físicos Luis Crispino e Angela Klatau, que conta com o apoio da Universidade Federal do Pará (UFPA), da Sociedade Brasileira de Física (SBF), e de outras instituições.
Esta iniciativa de divulgação científica é parte das ações de um conjunto de projetos de extensão Universitária da UFPA, em particular, do projeto denominado “Física e Tecnologia para a Escola”.