O físico Vanderlei Salvador Bagnato, professor da Universidade de São Paulo (USP), no Instituto de Física de São Carlos (IFSC-USP) – na cidade de São Carlos –, foi eleito para a Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos (NAE, na sigla em inglês) por suas contribuições para a metrologia, sensores ópticos, bioengenharia, transferência de tecnologia e educação em engenharia, de acordo com a Academia Brasileira de Ciências (ABC).
O anúncio dos 128 novos membros da NAE foi feito na terça-feira, dia 11 de fevereiro. E, entre os escolhidos, está também Virgílio Almeida, professor emérito do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. Ele foi eleito por suas contribuições para a avaliação de desempenho e modelagem de sistemas distribuídos de grande escala e para as políticas de tecnologia da informação
De acordo com a ABC, com essa eleição, o número total de membros nos Estados Unidos chega a 2.487, enquanto o número de membros internacionais totaliza 336. Os dois brasileiros figuravam entre os 22 novos membros internacionais escolhidos. Os eleitos serão empossados durante a Reunião Anual da NAE/USA, em 5 de outubro de 2025.
(SBF com informações da ABC)