A Sociedade Brasileira de Física (SBF) abriu as chamadas para a inscrição aos prêmios Carolina Nemes, Anselmo Salles Paschoa e Ernesto Hamburger e José Leite Lopes de 2025. As candidaturas poderão ser realizadas até o dia 5 de março. Poderão propor indicações para os prêmios qualquer sócio adimplente com a SBF, a própria pessoa interessada em concorrer, as instituições universitárias, faculdades, institutos e centros de pesquisa por meio de seus departamentos ou programas de pós-graduação. Cada proponente poderá apresentar apenas uma pessoa por ano.
O prêmio Carolina Nemes foi criado com apoio do Grupo de Trabalho para Questões de Gênero (GTG), que deu origem à JEDI (Comissão de Justiça, Equidade, Diversidade e Inclusão) da SBF e é outorgado a mulheres físicas em início da carreira cujo trabalho de pesquisa tenha contribuído de forma significativa para o avanço da física ou do ensino de física no país. Visa reconhecer contribuições de mulheres para o desenvolvimento da física brasileira, bem como contribuir para diminuir a desigualdade de gênero na física.
Podem concorrer mulheres que tenham concluído o doutorado, no máximo, há até 10 anos, e que tenham atuado em instituições brasileiras pelo menos 70% do tempo entre o término do doutorado e o ano da premiação. As vencedoras recebem um diploma e apoio financeiro (grant). A ganhadora em 2024 foi a astrofísica Rita de Cássia dos Anjos, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR-Setor Palotina). Em 2023, a vencedora foi Raissa Fernandes Pessoa Mendes, professora adjunta na Universidade Federal Fluminense (UFF). As indicações podem ser encaminhadas para o email premiocarolinanemes@sbfisica.org.br.
O prêmio Anselmo Salles Paschoa visa estimular, valorizar e dar visibilidade a pessoas negras que realizam pesquisa de excelência nas diferentes áreas da Física. O reconhecimento é uma forma de diminuir a sub-representação e a desigualdade racial na comunidade científica. O prêmio será outorgado a pesquisadoras negras e pesquisadores negros em física, em início da carreira, cujo trabalho de pesquisa tenha contribuído de forma significativa para o avanço da física ou do ensino de física no País.
Os candidatos devem ter atuado em instituições brasileiras pelo menos 70% do tempo entre o término do doutorado e o ano da premiação, e devem ter no máximo 10 anos de conclusão do doutorado. Neste ano, o prêmio foi concedido a Neilo Marcos Trindade, professor Doutor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP). Em 2023, Rita de Cássia foi a vencedora nesta categoria. As indicações podem ser encaminhadas para o e-mail premioanselmopaschoa@sbfisica.org.br.
Já o prêmio Ernesto Hamburger tem o propósito de reconhecer, estimular, valorizar e dar visibilidade a iniciativas e atividades de popularização de Ciências Físicas. É outorgado a pessoas, grupos ou instituições que tenham desenvolvido atividades de destaque neste sentido. O prêmio é uma homenagem ao físico e divulgador de ciências brasileiro Ernesto Wolfgang Hamburger, sócio fundador da SBF e seu vice-presidente de 1971 a 1973.
O premiado recebe um diploma, passagem aérea e hospedagem para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Física, durante a reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. O ganhador ministrará conferência na programação da SBPC acerca da atividade de divulgação desenvolvida. Os trabalhos serão avaliados levando em consideração a qualidade, relevância e abrangência da contribuição para a área de Divulgação de Ciências Físicas. Em 2024, o vencedor foi o físico Antonio José Silva Oliveira, do Departamento de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Em 2023, o ganhador foi o professor Fernando Lang da Silveira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As indicações podem ser encaminhadas para o email premioernestohamburger@sbfisica.org.br.
O prêmio José Leite Lopes também apresentará mudanças para a edição de 2025. Além da alteração da data de submissão, as teses concorrentes poderão ser de pesquisas defendidas em 2023 e 2024. O JLL tem 12 categorias, correspondentes às 12 Comissões de Área da Sociedade Brasileira de Física. Menções Honoríficas também são atribuídas às teses concorrentes. Para submeter uma indicação ao prêmio, envie a tese para premiojll@sbfisica.org.br.