Destaque de óbito do professor Alex Gomes Dias, da UFABC. Fundo preto com fita preta e foto do professor em destaque.

O físico Alex Gomes Dias, professor da Universidade Federal do ABC (UFABC), faleceu aos 47 anos na segunda-feira, dia 28 de outubro de 2024, segundo a assessoria de imprensa da instituição de ensino. De acordo com a Plataforma Lattes, Dias era Bacharel em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), com mestrado e doutorado pela mesma instituição. Desde 2006, o docente integrava o Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH) da UFABC. A Sociedade Brasileira de Física (SBF) se solidariza com alunos, amigos e a família de Dias.

O cientista atuava na área de pesquisa de física das partículas elementares com ênfase em construção e fenomenologia de extensões do Modelo Padrão, mecanismos de geração de massa para férmions, física de neutrinos, física de bósons escalares como áxions e partículas tipo áxion. Ele era também pesquisador de candidatos à matéria escura e princípio de máxima entropia na física de partículas. O professor era ainda Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1. A causa da morte não foi divulgada.

Uma carta divulgada no perfil do Centro Acadêmico do Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T-UFABC) no Instagram, na terça-feira, dia 29, lamentou a morte do professor. “Com muita tristeza recebemos a notícia do falecimento do professor Alex Gomes Dias e nos solidarizamos com os familiares, amigos, colegas e estudantes”, diz o comunicado, que divulgou também uma mensagem escrita pela comunidade de professores da física.

“É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do nosso estimado colega, Professor Alex Dias. Alex foi aluno do Instituto de Física da USP, onde concluiu seu doutorado em 2005 sob a orientação do Prof. Vicente Pleitez. Em 2006, tornou-se um dos primeiros professores da UFABC, sendo um dos pioneiros que transformaram uma ideia em uma Universidade, e uma das pedras fundamentais na construção da UFABC que conhecemos hoje.

Ao longo dos anos, o Professor Alex desempenhou um papel essencial tanto no bacharelado quanto na pós-graduação em Física, orientando 7 alunos de mestrado, 4 de doutorado e 5 pós-doutores. Para os que tiveram a felicidade de colaborar diretamente com ele, será lembrado pelo vigor intelectual incansável, associado a profunda humildade que apenas os gigantes conseguem cultivar.

Acima de tudo, Alex foi um exemplo para todos nós. Sua dedicação incansável aos alunos, sua ética nas relações profissionais e, principalmente, o carinho e respeito com que tratava a todos são qualidades que deixam uma marca profunda. Ele foi um amigo para todas as horas, e hoje, toda a comunidade da Física da UFABC lamenta a perda de um grande docente, um grande colega, e um grande amigo.

Nada é maior do que o orgulho de ter sido seu colega. Muito obrigado, Alex, muito obrigado”, finaliza a homenagem.

(SBF)