O número de físicos brasileiros participando de comissões na International Union of Pure and Applied Physics (IUPAP) cresceu de sete para 11 entre 2021 e 2024. De acordo com o site da entidade, as comissões promovem os objetivos da IUPAP em suas áreas de especialização e fornecem conselhos sobre as atividades e necessidades dos subcampos da física que representam.
O físico Marcelo Gameiro Munhoz, professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), foi reeleito para a C11, Comissão Partículas e Campos e ainda foi escolhido presidente. Daniel Varela Magalhães, também da USP, foi igualmente escolhido para um segundo mandato, agora no posto de presidente. Outros dois cientistas também foram reeleitos em suas respectivas comissões, posição que ocuparão pelos próximos três anos.
A SBF parabeniza físicos e físicas que conquistaram ou reforçaram suas posições em uma das mais importantes entidades internacionais da Física. Abaixo, segue a lista completa dos brasileiros na entidade:
- C2 – Símbolos, unidades, nomenclatura, massas atômicas e constantes fundamentais: Daniel Varela Magalhães (USP), 2º mandato e eleito presidente da comissão
- C3 – Física Estatística: Celia Anteneodo (PUC-Rio)
- C4 – Astropartículas: Carola Chinelatto (UNICAMP), 2º mandato
- C5 – Baixas temperaturas: Eduardo Miranda (UNICAMP), 2º mandato
- C9 – Magnetismo: Rubem Sommer (CBPF)
- C10 – Estrutura e Dinâmica da Matéria Condensada: Alexandre Reily Rocha (IFT-UNESP)
- C11 – Partículas e Campos: Marcelo Gameiro Munhoz, 2º mandato e eleito presidente (USP)
- C14 – Ensino de Física: Cristiano Mattos (USP), 2º mandato
- C16 – Plasmas: Gustavo Paganini Canal (USP)
- C17 – Laser e Fotônica: Anderson Stevens Leônidas Gomes (UFPE)
- C18 – Física Matemática: Walter de Siqueira Pedra (USP)
(Com informações da IUPAP e SBF)