É com profunda tristeza que informamos a toda a comunidade sobre o falecimento de nosso inestimável Professor e amigo, Manuel Máximo Bastos Malheiro de Oliveira., mais conhecido como Professor Malheiro e Mané, para os mais íntimos.
Impossível fazer qualquer menção sobre sua carreira e contribuições acadêmicas, sem se estender demais. O Professor Malheiro era Físico Nuclear de formação, mas tinha na Astrofísica sua verdadeira paixão, em especial na astrofísica de estrelas compactas. De fato, tornou-se um dos precursores desta área no Brasil sendo, direta ou indiretamente, responsável pela formação de uma legião de profissionais nesta área, ajudando a consolidá-la em território nacional como uma das áreas mais frutíferas em matéria acadêmica.
Professor Titular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Pesquisador B1 CNPq, mais de uma centena de artigos publicados em periódicos de alto impacto internacional, nada supera seu aspecto humano. Muitos de seus orientados relatam uma relação quase que paternal com o Professor Malheiro, algumas vezes extrapolando o que estaria ao seu alcance, em nome do bem-estar de seus estudantes.
Intempestivo, consideravam muitos. De fato, não se calava quando o assunto era lutar por aquilo que considerava ser o melhor para o ITA, em especial para o Programa de Pós-Graduação em Física do ITA (PG-Fis). Idealizador e principal organizador das edições anuais do Encontro de Física do ITA, foi dos grandes responsáveis em alavancar o nível de nossa Pós-graduação
Enquanto lamentamos sua perda, também celebramos os momentos maravilhosos e as memórias que compartilhamos com ele.
Manuel era um amigo e um entusiasta, sempre trazendo alegria, sabedoria e bondade aos encontros em que participava. Sua ausência será grandemente sentida por todos nós.
Por fim, deixamos nosso abraço fraterno a todos os amigos e familiares do Mané, em especial a sua querida família, Emília, Rafael e Manuela. Manuel Malheiro deixará saudades e um legado que jamais será esquecido.
De seus colegas do ITA