Rua alagada na enchente de maio de 2024, em Porto Alegre. (Crédito: Flávio Dutra/Jornal da UFRGS)
Rua alagada na enchente de maio de 2024, em Porto Alegre. (Crédito: Flávio Dutra/Jornal da UFRGS)

Evento climático extremo no Rio Grande do Sul deixa diversos alunos de Física sem suas residências.

Yasmin Streit Baldissera, secretária Geral do Diretório Acadêmico dos Estudantes de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DAEF-UFRGS), informou que a entidade está realizando uma campanha para arrecadar doações aos alunos de Física que perderam suas casas em decorrência dos eventos climáticos extremos que assolam o Estado.

“Como deve ser do conhecimento de todos, o Rio Grande do Sul está passando por uma calamidade pública devido às enchentes causadas pelas chuvas dos últimos dias. Em decorrência disso, muitos alunos do Instituto de Física da UFRGS perderam suas casas, e com o objetivo de ajudar nossos colegas, criamos a VAQUINHA DA FÍSICA, apoiada pela direção do curso”, explica Yasmin.

Segundo ela, será realizado um mapeamento para melhorar a distribuição do valor, “focando nas necessidades imediatas de cada aluno”. Além de ajudar na reconstrução das casas dos alunos, o DAEF está contribuindo para a permanência desses estudantes no curso de Física. “Todo dinheiro arrecadado será transferido diretamente para os alunos afetados e prestaremos contas a todos que ajudarem nesta campanha.”

Como ajudar:

Para enviar qualquer valor, a campanha usa o PIX do presidente do DAEF, Jessé de Oliveira, na chave: daef.material@gmail.com

QR Code do PIX para ajudar o Diretório Acadêmico de Estudantes da UFRGS.

Dúvidas e sugestões: yasmin.streit@ufrgs.br, ou com a diretora do Instituto de Física, Naira Maria Balzaretti, através do e-mail naira@if.ufrgs.br.

(DAE-UFRGS)