Data será comemorada em todo País no dia 19/05, uma alusão ao “Ano Miraculoso de Albert Einstein”
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Barbosa de Oliveira Santos, publicaram no Diário Oficial da União no dia 22 de dezembro de 2023 a Lei 14.769 que institui o Dia Nacional do Físico, a ser comemorado dia 19 de maio. O projeto de lei foi apresentado no Congresso em 2021 (PL 3441/2021) pelo deputado Daniel Almeida (PCdoB/BA) após audiência pública com físicos como o professor Rodrigo Capaz, à época vice-presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e hoje presidente da entidade, e o professor Adalberto Fazzio, proponente da ideia, e que contribuiu para que o Dia do Físico fosse instituído inicialmente no Estado de São Paulo em 2014.
A SBF mantém constante contato com deputados, senadores e ministros sobre assuntos de interesse da física brasileira. Em 18 de maio de 2022, por exemplo, o Dia do Físico foi debatido junto a outros assuntos, enquanto a entidade também busca apoio para aprovação do Conselhos Federal e Regionais de Física.
De acordo com o projeto de lei 3441, a data 19/05 é uma alusão ao ano de 1905, quando o físico Albert Einstein publicou quatro artigos de grande impacto, incluindo o famoso texto sobre a Teoria da Relatividade. “Por isso a UNESCO decretou o centenário desses acontecimentos em 2005, como ‘Ano Internacional da Física’, data que é comemorada oficialmente em vários países. Não poderia haver, portanto, data mais adequada para a comemoração do Dia Nacional do Físico do que essa. Muitas categorias profissionais já têm o seu dia; então, por que não dedicar nacionalmente o mesmo dia do ano (19 de maio) para esses profissionais, já que a contribuição dos físicos é crucial para o desenvolvimento do País, pois graças a eles e suas descobertas, temos muitas das tecnologias de que dispomos?”, argumenta o deputado em seu projeto.
A Física propiciou avanços, conquistas e inventos como o telescópio Hubble, laser, transístor, e usos de energia nuclear, os circuitos eletrônicos e a ressonância magnética, argumenta Almeida. “Destaque-se que, no Brasil, trabalharam e trabalham físicos de renome, e que se deve a estes pesquisadores, brasileiros, dentre os quais os pioneiros Gleb Wataghin, Cesar Lattes, Marcelo Damy, Mario Schenberg, José Leite Lopes, Jayme Tiomno, Sonja Ausher, Elisa Frota-Pessoa e Joaquim da Costa Ribeiro o estabelecimento da pesquisa em física no nosso país. Dentre diversos legados à ciência, a descoberta do méson pi, da maior galáxia espiral já conhecida (a NGC 6872) a criação das memórias de acesso aleatório ferroelétricas e inúmeras pesquisas sobre a origem do universo e da vida. No enfrentamento dos desafios da interdisciplinaridade, a física se articula cada vez mais com outras áreas do conhecimento, a exemplo das engenharias, matemática e ciências da computação, biologia e saúde, ciências humanas e sociais. Os físicos são verdadeiros emblemas que representam a possibilidade de efetivo progresso da ciência. E a Física é o exercício de uma profissão que exige constante atualização a ser preenchida pela produção científica, tendo em conta os avanços e necessidades tecnológicas que a vida moderna requisita.”
A SBF agradece aos poderes Legislativo e Executivo pela definição de uma data comemorativa aos físicos, que pode contribuir não apenas para o reconhecimento dessa categoria profissional, mas também incentivar jovens a seguir os caminhos dessa carreira tão importante ao desenvolvimento do País.